Petrobras anuncia reajuste de 19% no gás natural a partir de domingo
Aumento vale para as distribuidoras, com impacto no GNV para carros e no gás encanado residencial
Leia também
• Oi vende TV por assinatura para Sky e lança nova marca
• Bolsonaro diz que há "impasse" sobre reajuste e que aumento de 5% "desagrada todo mundo"
• Conta de energia fica 18,98% mais cara a partir desta sexta-feira (29) em Pernambuco
A Petrobras anuncio, nesta sexta-feira (29), que os preços de venda de gás natural para as distribuidoras terão aumento médio de 19%. Os novos valores começam a valer a partir deste domingo (1º).
O gás natural é o usado nas residências que têm gás encanado e também é o mesmo do GNV, para abastecimento de carros. É ainda um insumo importante para várias indústrias. Este aumento, porém, não tem relação com os preços do gás de botijão.
A alta de 19% chegará para os consumidores finais com variações distintas. No caso do Rio de Janeiro, a Naturgy informou que, no caso do gás residencial, a alta será de cerca de 7%.
Segundo a Petrobras, os valores se referem ao reajuste trimestral. E reflete a variação do preço do gás devido às mudanças nas cotações do petróleo e da taxa de câmbio.
Esse novo patamar de preço vai vigorar até 31 de julho.
A Petrobras esclarece que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo valor de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais.