Logo Folha de Pernambuco

Rec'n'Play

Polo Ecologia Urbana promove Festival da Boa Comida e Ponto Recentro no Rec'n'Play

O polo funcionará na Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio

Edição de 2019 do Rec'n'Play no palco em frente à torre MalakoffEdição de 2019 do Rec'n'Play no palco em frente à torre Malakoff - Foto: Divulgação / Rec'n'Play

Com o principal objetivo de promover ações e debates sobre o processo de regeneração urbana do centro e da cidade do Recife, o Rec'n'Play recebe, nos dias 17 e 18 de novembro, das 10h às 20h, o Polo Ecologia Urbana promovido pela Prefeitura do Recife. No local, acontecerão o Festival da Boa Comida e o Ponto Recentro. O polo funcionará na Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio.

No local, o público poderá participar de palestras e discussões sobre agricultura urbana, segurança alimentar, agroecologia, resiliência climática, economia criativa, entre outros temas. A população também poderá usufruir do Festival da Boa Comida, que oferece opções alimentares baseadas na alimentação sustentável, em uma arena montada na praça.

O Festival da Boa Comida visa o fortalecimento do turismo, da gastronomia, da identidade local e da economia criativa do centro do Recife e terá a participação de 6 restaurantes do centro da cidade: Boi Voador, Café do Mercado, Duque Café, O Buraquinho, Vapor e São Pedro. 

Os estabelecimentos trabalharão com cardápios a partir de produtos agroecológicos. Também haverá um concurso de gastronomia onde o público votará no melhor prato. No polo também serão oferecidos café e uma feira agroecológica, com produtos fornecidos diretamente de produtores familiares.

“A primeira ação significativa é estarmos levando as pessoas para além da ilha do bairro do Recife, atravessar a ponte e ocupando a Praça da Independência, com um Polo de Agroecologia Urbana onde a gente vai ter o Festival da Boa Comida, com feiras de produtos orgânicos, naturais e 6 restaurantes do centro vendendo suas comidas com essa ideia de cozinha saudável. A gente movimenta toda essa cadeia produtiva e dá visibilidade”, afirmou a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça.

Já o Ponto Recentro ocorrerá dentro de uma arena geodésica, que abrigará debates, palestras, reuniões técnicas e rodas de diálogo.

“A gente também lança uma pedra fundamental, que é uma geodésica num espaço onde ocorrerão oficinas, debates e conversas, rodas de diálogos para tratar do centro em diversos aspectos, como o que é o Recentro, o papel do Recentro, o que a gente pode trabalhar em termos de projetos estruturadores ligados a governança, a gestão, a parte de infraestrutura, de iluminação. A gente vai convidar pessoas em situação de rua, comércio popular, comércio formal, especialistas, arquitetos, historiadores, urbanistas, para cada um mostrar a sua visão para que a gente tenha um centro vivo”, destacou Ana Paula.

A arena geodésica conta também com o Palco da Boa Comida, que terá o momento das receitas dos chefs Yuri Machado, do Restaurante Ca-Já; Antônio Nogueira (confeitaria) e Adriana Borges (Unibra). No espaço ocorrerão rodas de diálogo como o tema a “Cultura como Ferramenta de Transformação Territorial” e apresentações artísticas, como Som na Rural, Maracatu Oxum Mirim, Afoxé Oyá Alaxé, Mestre Lucas e Coco de Herança, Bloco das Ilusões, Reisado Imperial, Em Canto e Poesia.

De acordo com o Gabinete do Centro do Recife, organizador do Polo Ecologia Urbana, a iniciativa é inédita e visa fortalecer a gestão territorial integrada do centro da cidade. O polo terá duas comitivas internacionais convidadas que participarão das atividades: de Nantes, cidade-irmã francesa do Recife, com 17 integrantes; e de Medellín, na Colômbia, com 8 representantes.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter