Logo Folha de Pernambuco

CULTURA RECIFE

Prefeito João Campos sanciona nova lei do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC)

Entre as novidades está a inserção de novas linguagens que podem ser contempladas pelo Sistema

Nova legislação do SIC teve sanção publicada no Diário Oficial deste sábado (29)Nova legislação do SIC teve sanção publicada no Diário Oficial deste sábado (29) - Foto: Reprodução/Instagram @culturadorecife

O Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) do Recife ganhou atualizações e a inserção de novas linguagens artísticas que passam a ser contempladas pelo fomento, o principal em âmbito municipal, para realizações culturais mantidas pelo poder público da cidade.

As boas-novas do SIC passam a vigorar a partir da sanção, do prefeito do Recife João Campos, publicada em Diário Oficial no último sábado (29).

A nova legislação (Lei do SIC 19.052) - cuja refomulação foi de iniciativa da Secretaria de Cultura com contribuições da sociedade civil, via consulta popular - revoga e atualiza o que foi instituído em 1996, em sua versão original.
 



Entre as atualizações estão a administração dos recursos do Fundo de Incentivo à Cultura e ao formato de avaliação e deliberação de projetos apresentados.

Além disso, foram inseridas novas linguagens entre as contempladas e previstas no SIC. São elas: Design e Moda, Artes Culturais Integradas e Arte e Tecnologia.

Ainda dentro do que compõe o SIC, a nova legislação segue com o compromisso de editais anuais, em duas modalidades de incentivo: o fundo (com investimento direto) e o mecenato.

De acordo com Ricardo Mello, secretário de Cultura da cidade, o sistemas do próximo edital será mais funcional e efetivo.

"Atento às necessidades do Recife e hoje e enxergando o futuro, numa cidade que reconhece na cultura uma de suas principais marcas e vocações", complementou o secretário.

Ricardo Mello, secretário de Cultura do RecifeRicardo Mello, secretário de Cultura do Recife | Marcos Pastich/PCR

Editais 2021/2022
O orçamento a ser executado para os editais 2021/2022 será de R$ 12 milhões. Foram habilitados, pelo menos, 1084 projetos para a etapa de avaliação artística (ainda em curso).

As programações dos projetos aprovados devem tomar as ruas da cidade a partir do segundo semestre deste ano.

 

Veja também

Newsletter