Preso, padre Airton Freire passa por procedimento cirúrgico no coração
Fernando Moraes, Eduardo Pessoa de Melo, Eugênio Albuquerque e Marcos Magalhães foram os médicos responsáveis pelo procedimento no religioso
Preso preventivamente acusado de ter cometido crimes sexuais, o padre e psicólogo Airton Freire de Lima, de 67 anos, passou por um procedimento cirúrgico para trocar a válvula aórtica do coração.
Com duração de cerca de quatro horas, o procedimento aconteceu no Real Hospital Português (RHP), no Recife, nesta segunda-feira (14). Atualmente, ele está se recuperando na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da instituição, onde está internado desde o dia 23 do mês passado.
Leia também
• Sílvia Tavares diz que não ocultou provas e que polícia viu foto dela nua com faca no pescoço
• Defesa do padre Airton acusa Sílvia Tavares de fraude processual e amiga dela de falso testemunho
• Padre Airton Freire e mais dois viram réus na Justiça por crimes sexuais
Os advogados Marcelo Leal, Eduardo Trindade e Mariana Carvalho, representantes de defesa do religioso, ressaltaram mais uma vez que o homem é inocente e pontuaram os riscos que a saúde dele corria no presídio.
“O religioso ainda precisa de cuidados e correria riscos sérios de saúde se voltasse ao ambiente prisional. Por isso, a defesa reitera que ele é alvo de uma prisão preventiva injusta e trabalha para que a medida seja revertida”, declarou.
Desde que está internado, o padre só pôde receber visitas dos três advogados e da equipe médica do cardiologista clínico Marcos Magalhães.
Cirurgia
Na cirurgia em que padre Airton Freire foi submetido, a válvula aórtica do coração é trocada por uma prótese, que pode ter origem mecânica ou biológica.
As doenças na válvula aórtica podem causar angina, insuficiência cardíaca e morte por mal súbito.