Logo Folha de Pernambuco

Prevent Senior

Prevent Senior admite que não há pesquisa científica comprovando eficácia do 'kit Covid'

No comunicado desta terça (30), a Prevent Senior admitiu que não há pesquisa que comprove a eficácia do chamado kit Covid

Fachada Prevent Senior Fachada Prevent Senior  - Foto: Divulgação/Site Prevent Senior

Em comunicado enviado a associados nesta terça-feira, a Prevent Senior admitiu que não há pesquisa que comprove a eficácia do chamado kit Covid, conjunto de medicamentos distribuído pela operadora na pandemia.

A divulgação do comunicado estava prevista no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) feito pela Promotoria de Saúde do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e assinado pela empresa em outubro. O mesmo termo proíbe a operadora de distribuir o kit, que inclui medicamentos como cloroquina, hidroxicloroquina e azitromiana. Se descumprir, terá de pagar uma multa.

Acusada de promover o chamado tratamento precoce e ocultar óbitos de pacientes que morreram de Covid-19, a Prevent Senior foi indiciada pela CPI da Covid do Senado Federal e está sendo investigada por uma outra comissão instalada na Câmara Municipal de São Paulo. Há ainda cinco inquéritos no Ministério Público do Trabalho que apuram questões como assédio moral e sexual e pejotização. No âmbito do MP-SP, há uma força-tarefa em curso e também discussões envolvendo dano moral coletivo que deverá ser pago pela operadora.

"Inexiste a conclusão de qualquer pesquisa científica realizada pela Prevent Senior que conclua pela eficácia da cloroquina e da hidroxicloroquina ou de demais medicamentos do denominado “kit Covid”, para tratamento da COVID-19", diz a nota.

A Prevent Senior ainda disse aos associados que os resultados divulgados pela empresa ou por terceiros acerca da eficácia da cloroquina e hidroxicloroquina "não correspondiam efetivamente a uma pesquisa científica, limitando-se a dados obtidos internamente para fins estatísticos, sem qualquer tipo de viés científico".

A operadora também admtiu que não obteve autorização do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para a realização de estudos científicos sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina.

Cantor Eduardo Costa:  Denunciado por estelionato, artista teria pagado mansão de R$ 9 milhões com imóvel irregular

Em nota enviada à reportagem, a assessoria de imprensa da Prevent Senior afirmou que a assinatura do TAC não implica reconhecimento de culpa. "A Prevent Senior jamais mentiu e vai acionar judicialmente quem a acusa de faltar com a verdade."

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter