Saúde

Recife inicia campanha de vacinação contra dengue em adolescentes; procura é alta em Casa Forte

Capital pernambucana recebeu mais de 25 mil doses do imunizante, que deve ser ministrado em duas doses

Vacina contra a dengueVacina contra a dengue - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A Prefeitura do Recife deu início, nesta terça-feira (9), à vacinação contra a dengue, em adolescentes entre 10 e 14 anos. A capital pernambucana recebeu 25.069 doses do imunizante Qdenga e conta com seis pontos de vacinação espalhados por toda a cidade - confira mais abaixo os locais.

De acordo com a PCR, o grupo dos adolescentes foi o primeiro contemplado pelo fato de ser o mais vulnerável à hospitalização pela doença.

No Centro Médico Ermírio de Moraes, em Casa Forte, Zona Norte da cidade, a procura pela vacina foi elevada no período da manhã. Marília Fernandes, de 14 anos, que mora no bairro da Várzea, Zona Oeste, foi uma das primeiras pessoas a serem vacinadas. 

Arthur Mota/Folha de PernambucoMarília Fernandes, de 14 anos, foi uma das primeiras a se vacinar na manhã desta terça. Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

“Onde a gente mora, tem muitos casos da doença, por causa da grande quantidade de mata. Eu vim logo para me prevenir e tomar logo essa vacina. Eu vou avisar para os meus colegas que eles já podem vir que é super tranquilo”, disse ela.

Segundo a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, assim que o Ministério da Saúde enviar mais doses, outros públicos devem ser contemplados.

“A vacina foi super esperada. Ela é mais uma tecnologia para prevenção contra a doença. É importante pôr em prática todas as ações para se proteger. Em breve, outras faixas etárias serão vacinadas. A nossa ideia é de que todo mundo seja vacinado contra a dengue”, explicou.

O esquema vacinal compreende a ministração de duas doses, com intervalo de três meses, permitindo que o sistema imunológico se fortaleça progressivamente contra os sorotipos do vírus.

“A Prefeitura do Recife já visitou mais de 450 mil casas somente neste ano e está com toda a rede preparada para o atendimento dos casos, e o ‘Atende em Casa’ monitora esses casos para evitar hospitalização e mortes pela dengue”, complementa.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

Composição
Baseada na tecnologia do vírus vivo atenuado, a vacina Qdenga contém os quatro sorotipos do vírus da dengue (1, 2, 3 e 4). O imunizante segue o mesmo princípio das vacinas atenuadas já conhecidas, como, por exemplo, a tríplice viral, febre amarela e contra a catapora, proporcionando uma resposta imunológica e eficaz.

Caso o paciente tenha contraído a dengue, é preciso aguardar seis meses para se vacinar. A medida visa a garantir a eficiência e segurança do processo de imunização.

Locais de vacinação
Para receber a imunização, não é preciso agendar. A recomendação da Secretaria de Saúde do Recife é de que os usuários levem um documento de identificação (CPF), a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). 

Os seis locais onde há a vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Confira os endereços e horários:

- Centro de Saúde Ermírio de Moraes (8h às 18h): Av. 17 de Agosto, 2388, Casa Forte.
- Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques (8h às 17h): Av. Dois Rios, s/n - Ibura.
- Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima (8h às 17h): Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 6465 - Casa Amarela.
- Policlínica Amaury Coutinho (8h às 17h): R. Iguatu, s/n - Campina do Barreto.
- Central de Alergologia do Recife (8h às 17h): Av. João de Barros, 800 - Santo Amaro.
- Policlínica Agamenon Magalhães (8h às 17h): Av. Sul Gov. Cid Sampaio, S/N - Afogados.

Situação da dengue no Recife
Segundo o boletim epidemiológico mais recente, divulgado na última segunda-feira (1º), foram notificados 2.300 casos de dengue no Recife, com 43 confirmações. Em relação ao mesmo período do ano passado, as notificações tiveram aumento de 260% (ou 887 casos em 2023). Ainda não houve confirmação de óbito na cidade.

Imunização em outros municípios de Pernambuco
A vacinação também está acontecendo em outras cidades de Pernambuco. Ao todo, o Estado recebeu 72.020 doses da vacina do governo federal e distribuiu a 20 municípios da I Regional de Saúde do Estado (I Geres), que vão participar dessa primeira fase da vacinação destinada ao público infantil.

Assim como no Recife, Olinda também começou a vacinação nesta terça (9), em três policlínicas (São Benedito, Criança Martagão Gesteira e Jardim Fragoso), que vão receber a população para a aplicação da dose, sempre de segunda a sexta, das 8h às 16h. 

Jaboatão dos Guararapes vai iniciar na próxima quinta-feira (11), para crianças de 10 e 11 anos de idade. A aplicação da vacina será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, por demanda espontânea. Para consultar as unidades de saúde que estarão aplicando a dose, os interessados podem acessar o site De Olho na Consulta.

A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho recebeu mais de 6 mil doses do imunizante e abre a vacinação nesta quarta. Pais e responsáveis poderão vacinar os filhos na unidade de saúde mais próxima, das 8h às 16h, munidos da caderneta de vacinação.

Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, recebe 2.400 doses da vacina Qdenga, que terá distribuição em todas as unidades de saúde e na Policlínica São Lucas. A imunização não estará disponível no Shopping Igarassu, seguindo recomendação do Ministério da Saúde.

Além disso, para reforçar a prevenção, a cidade está realizando blitze educativas com agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, oferecendo panfletos e orientações para a prevenção da dengue, desde o início do surto.

Já em Paulista, 33 unidades de saúde da cidade aplicarão o imunizante no público prioritário. As aplicações poderão ser feitas das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Veja também

Habeas corpus de Deolane Bezerra não foi julgado; ela continua presa
Justiça

Habeas corpus de Deolane Bezerra não foi julgado; ela continua presa

Argentina rejeita "decisão unilateral" da Venezuela sobre sua embaixada em Caracas
Venezuela

Argentina rejeita "decisão unilateral" da Venezuela sobre sua embaixada em Caracas

Newsletter