Logo Folha de Pernambuco

imunização

Recife inicia, nesta quarta-feira (20), vacinação contra Covid-19 em crianças com 4 anos

A vacina utilizada será a Coronavac/ Butantan. O esquema vacinal será feito em duas doses, com intervalo de 28 dias

Vacinação em criançasVacinação em crianças - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O Recife inicia, nesta quarta-feira (20), a vacinação de crianças com 4 anos. De acordo com a gestão da cidade, para que o público receba o imunizante, os pais ou responsáveis devem realizar agendamento no app ou site do Conecta Recife a partir das 18h desta terça-feira (19).

A vacina utilizada será a Coronavac/ Butantan, conforme recomendação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O esquema vacinal será feito em duas doses, com intervalo de 28 dias. Crianças imunossuprimidas não devem tomar o imunizante.

No Recife, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 21.660 crianças na faixa etária contemplada. Destas, segundo a Prefeitura da cidade, 4.717 já estão cadastradas no Conecta Recife, precisando apenas agendar dia, horário e local de imunização.

Na capital pernambucana, estão sendo disponibilizadas 28 salas de vacinação para o público infantil com agendamento (confira lista aqui). Além disso, a Secretaria de Saúde municipal vai montar, nesta quarta, um ponto de imunização no Sítio Trindade, em Casa Amarela, na Zona Norte, que funcionará de domingo a domingo, das 7h30 às 17h30, sem necessidade de agendamento.

De acordo com a recomendação da Anvisa, o esquema vacinal do público é feito em duas doses, com intervalo de 28 dias, sendo aplicada a mesma dose utilizada nos adultos. Crianças imunossuprimidas não devem tomar o imunizante.

Segundo a Prefeitura do Recife, no ato do cadastro, é preciso anexar documento oficial da criança, comprovante de residência em nome de um dos responsáveis e documento oficial com foto que comprove filiação.

Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência com endereço do Recife.

Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.

No Recife, a vacinação infantil conta com um cartão de vacinação especial para o público. No dia da vacinação, as crianças também ganham um Certificado de Criança Super Vacinada e um livro de literatura infantil, do programa de incentivo à leitura da Secretaria de Educação.

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter