Logo Folha de Pernambuco

Covid-19

Reino Unido aprova tratamento da GlaxoSmithKline contra o coronavírus

O sotrovimab, nome do remédio, se mostrou seguro e eficaz para reduzir os riscos de hospitalização e de morte nas pessoas com Covid-19

O sotrovimab, nome do remédio, se mostrou "seguro e eficaz para reduzir os riscos de hospitalização e de morte nas pessoas com Covid-19 O sotrovimab, nome do remédio, se mostrou "seguro e eficaz para reduzir os riscos de hospitalização e de morte nas pessoas com Covid-19  - Foto: Divulgação/ GlaxoSmithKline (GSK)

A agência britânica de medicamentos (MHRA) anunciou nesta quinta-feira (2) a aprovação do tratamento da GlaxoSmithKline (GSK) contra o coronavírus a base de anticorpos monoclonais de longa duração, um fármaco que o laboratório afirma que atua contra a nova variante ômicron.

O sotrovimab, nome do remédio, se mostrou "seguro e eficaz para reduzir os riscos de hospitalização e de morte nas pessoas com Covid-19 de leve a moderada e com risco grave de desenvolver uma forma severa da doença", afirmou a MHRA em um comunicado.

A GSK destacou que o tratamento atua contra as mutações chave da nova variante ômicron.
 

"O sotrovimab demonstrou que atua contra todas as variantes de preocupação e de interesse definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS)", afirmou o laboratório.

De acordo com a MHRA, apenas uma dose do medicamento pode reduzir o risco de hospitalização e de morte em 79% em adultos considerados de alto risco infectados e com sintomas.

O medicamento foi desenvolvido em associação com o laboratório californiano Vir Biotechnology.

No fim de junho, a Comissão Europeia classificou o tratamento como um dos cinco mais promissores contra o coronavírus.

O sotrovimab é o segundo tratamento contra o coronavírus aprovado em um mês pelo Reino Unido, depois do molnupiravir, comprimidos do laboratório americano Merck Sharp & Dohme (MSD), que recebeu autorização em novembro.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter