Logo Folha de Pernambuco

Facebook

Rússia bloqueia conexão ao Facebook no país

Segundo o órgão regulador das comunicações na Rússia, o Roskomnadzor, a rede social "discrimina" os meios de comunicação russos

Foto: Pexels

O órgão regulador das comunicações na Rússia, o Roskomnadzor, ordenou nesta sexta-feira (4) o bloqueio do acesso ao Facebook no país, alegando que a rede social "discrimina" os meios de comunicação russos.

"Tomou-se a decisão de bloquear o acesso ao Facebook", informou o Roskomnadzor no Telegram. Os jornalistas da AFP na Rússia confirmaram que o acesso à rede social na rede de internet local já não funcionava.

O regulador acusou o Facebook, de propriedade do grupo americano Meta, de "discriminação" de meios de comunicação russos como a televisão Zvezda (do Ministério da Defesa), a agência de imprensa Ria Novosti, a rede internacional RT e os portais Lenta.ru e Gazeta.ru. 

O governo russo já havia atuado há uma semana para "limitar" e reduzir a velocidade de acesso ao Facebook, já com o uso restrito de suas funcionalidades por esses meios russos. 

De acordo com Roskomnadzor, essas restrições "violam os princípios-chave da livre divulgação de informações e acesso irrestrito dos usuários à mídia russa em plataformas estrangeiras da Internet".

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter