Logo Folha de Pernambuco

GRANDE RECIFE

São Lourenço: quadrilha que matou 12 pessoas em 2024 por disputa do tráfico é alvo da polícia

Oito foram presos. Ao todo, 20 assassinatos são atribuídos ao bando

Operação Controle Total apreendeu drogas e prendeu oitoOperação Controle Total apreendeu drogas e prendeu oito - Foto: Polícia Civil de Pernambuco/Divulgação

Uma organização criminosa suspeita de 20 homicídios, sendo 12 deles apenas em 2024, foi alvo da Operação Controle Total, deflagrada na última sexta-feira (27) pela Polícia Civil de Pernambuco.

Segundo a corporação, oito mandados de prisão foram cumpridos. O bando atua em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife.

A polícia afirmou, em coletiva da imprensa nesta segunda-feira (30) no Recife, que os investigados são responsáveis pela maior parte dos assassinatos que aconteceram no último mês na cidade.

Os membros também são investigados por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Os crimes foram motivados por disputas na hegemonia no tráfico de drogas na região do Parque Capibaribe e Nova Tiúma, em São Lourenço da Mata, segundo a polícia. 

Além dos oito mandados de prisão, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de São Lourenço da Mata.

A polícia apreendeu 281 pedras de crack; 56 bigs, 42 ziplocks e quatro porções grandes de maconha; e duas porções de cocaína. 

Balança de precisão, dinheiro em espécie e celular também foram apreendidos pela corporação.

As investigações contaram com assessoria da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (Dintel) e apoio operacional do Comando de Operações e Recursos Especiais (Core), da Polícia Militar de Pernambuco e do Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE).

Homicídios em São Lourenço da Mata
De acordo com dados da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), 48 homicídios foram registrados em São Lourenço da Mata este ano. 

Sete dos crimes aconteceram em agosto, sendo esse o terceiro mês mais violento de 2024, atrás de maio (nove homicídios) e de julho (oito).

Veja também

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA
EUA

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA

Newsletter