Será feita em Pernambuco a primeira picape Ram produzida no Brasil; Stellantis fez o anúncio oficial

Jeep Renegade, Compass e Commander e a Fiat Toro também são produzidos na planta

Picape Ram da Stellantis vai ser produzida no Polo Automotivo de Goiana. - Divulgação/Stellantis

No ano em que completa oito anos de operação, o Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em Pernambuco, começa a produzir a nova picape Ram. Será o primeiro carro da marca produzido no Brasil.

O local também é responsável pela produção de quatro modelos de destaque no mercado: os Jeep Renegade, Compass e Commander, além da Fiat Toro.

Segundo Jasson Azevedo, plant manager do Polo Automotivo, foram necessárias mais de duas mil horas de análises virtuais entre processo e produto.

“Temos uma fábrica na vanguarda da tecnologia automotiva e um time versátil e engajado focado na tarefa de acrescentar um modelo totalmente novo na linha, visto que o polo trabalha com uma única linha flexível onde são produzidos todos os modelos”, diz o gestor.

Ele ainda explica que foi necessária a implementação de projetos de otimização da área de logística para permitir a inclusão das peças específicas da picape, além da aplicação de robôs colaborativos integrados ao processo. 

Polo Automotivo de GoianaPolo Automotivo de Goiana. Divulgação/Stellantis

Ao longo dos anos, já foram produzidos cerca de 1,4 milhão de carros divididos entre os quatro modelos. Além de abastecer o mercado nacional, é de lá também que saem os carros exportados para países da América Latina, como Argentina, Chile, Equador e México, entre outros.

A operação é feita a partir do Porto de Suape e já alcançou a marca de 187 mil unidades exportadas para esses locais.

O polo é formado pela planta da Stellantis e mais 18 fornecedores. Juntos, são responsáveis por mais de 14 mil empregos.

“É um verdadeiro case de sucesso avançarmos de um modelo para cinco em oito anos. Isso foi possível graças à eficiente combinação de mão de obra qualificada e investimentos em inovação e tecnologia”, destaca Jasson Azevedo, Plant manager do Polo Automotivo.

Com cerca de 14 mil colaboradores entre planta principal, parque de fornecedores e terceirizados, a indústria automotiva se tornou um importante berço de criação de empregos na região.

De acordo com o estudo realizado pela Ceplan (Consultoria Econômica e Planejamento), cerca de 21% desses colaboradores são residentes de Goiana e 50% oriundos de outras cidades do entorno.

Veja também

Reunião sem Lula sobre incêndios tem seis ministros e nove governadores
Incêndios

Reunião sem Lula sobre incêndios tem seis ministros e nove governadores

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão
Horário de verão

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Newsletter