Starbucks: dona do Burger King no Brasil vai adquirir cafeterias no País
Starbucks será vendido por R$ 120 milhões
A Zamp, dona do Burger King no Brasil, anunciou nesta quinta-feira que acertou a compra das operações da Starbucks no país por R$ 120 milhões.
A SouthRock, que opera a rede de cafeterias em território brasileiro, pediu recuperação judicial no final do ano passado.
As negociações vinham acontecendo ao menos desde fevereiro. O controlador da Zamp, o fundo árabe Mubadala, vinha tratando diretamente com a central de comando da Starbucks nos Estados Unidos, em Seattle.
Leia também
• Pequenos e grandes mercados receberão arroz importado pelo governo
• Copergás investe 223 milhões no Agreste
• BCE anuncia três novos membros do Conselho de Supervisão
De acordo com fato relevante divulgado pela Zamp, a compra será feita mediante a realização de um processo competitivo, no qual serão apresentadas propostas fechadas.
Dona da Burguer King no Brasil vai comprar Starbucks no país - Foto: reprodução
A companhia, diretamente ou por meio de uma subsidiária, terá a condição de stalking horse bidder. Isso significa que "poderá igualar eventuais ofertas apresentadas por terceiros e terá o direito de ser indenizada caso não seja vencedora no processo", diz o comunicado.
Na nota, a dona do Buerger King disse ainda que o preço de R$ 120 milhões está sujeito a ajustes, para refletir termos como a quantidade de lojas efetivamente adquirida, bem como o nível de estoque na data de fechamento do negócio.
Além disso, o negócio depende de autorização judicial no âmbito da recuperação judicial da SouthRock e da aprovação da operação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Desde que a SouthRock entrou em recuperação judicial, com dívidas que chegam a quase R$ 2 bilhões, mais de 50 lojas da rede de café foram fechadas no Brasil.
Starbucks
A Zamp também informou que chegou a um acordo com a Starbucks Corporation, dona da cafeteria nos EUA, quanto aos termos e condições dos principais contratos que deverão ser celebrados para a exploração da marca no Brasil.
O varejo é uma das áreas de investimento do Mubadala no Brasil. Além do Burger King, a Zamp controla a marca Popeyes.