Logo Folha de Pernambuco

Eleições

Título de eleitor: TSE registra número recorde de atendimentos a um dia do final do prazo

Mais de 7 milhões de atualizações cadastrais, entre novos títulos e transferência de domicílio, foram contabilizadas

Título de eleitorTítulo de eleitor - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A um dia do encerramento do prazo para a regularização do cadastro eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) bateu recorde no número de atendimentos, segundo dados obtidos pelo GLOBO. A regularização dos cadastros eleitorais contempla desde a mudança de domicílio eleitoral à emissão de novos títulos, e tem como prazo a data de 4 maio como cumprimento à lei eleitoral.

De acordo com os dados, até esta terça-feira foram mais de 7.209.913 atendimentos este ano. Em 2018, o número de atualizações envolvendo o título de eleitor registrado pelo TSE foi de 5.401.285. A procura pelos serviços acontece em meio a uma intensa campanha da Justiça Eleitoral e de artistas e influenciadores para a mobilização de jovens eleitores — aqueles que têm menos de 18 anos — e da regularização do domicílio eleitoral.

Os números do TSE mostram ainda que em 2014, também ano de eleição presidencial, foram contabilizados 3.035.019 atendimentos para registro de cadastro.

O cadastro eleitoral compreende serviços como emissão da primeira via do título (alistamento), mudança de município (transferência), alteração de dados pessoais, mudança do local de votação por justificada necessidade de facilitação de mobilidade e revisão para a regularização de inscrição cancelada.

O número compilado pelo TSE reúne tanto os atendimentos feitos por maneira remota, pelo sistema "Titulo Net", quanto os que foram feitos de maneira presencial, nos cartórios eleitorais.

Nesta terça-feira, eleitores fizeram filas em postos de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral em diversos pontos do país. Pelas redes sociais, houve relato de espera no Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Amazonas, Alagoas e Rio Grande do Norte.

Os serviços oferecidos nas zonas eleitorais estão todos disponíveis também pela internet. A recomendação do TRE é que o eleitor dê preferência pelo atendimento virtual e só procure a unidade presencialmente em último caso.

Nesta segunda-feira, o site do TSE enfrentou instabilidades e chegou a ficar fora do ar em alguns momentos. Segundo a Corte eleitoral, o problema foi gerado pelo grande número de acessos ao sistema do e-título. De acordo com a Corte, somente até as 17h foram realizados 431 mil atendimentos.

No dia 11 de julho, o TSE divulgará o número oficial de eleitores considerados aptos a votar nas eleições de 2022, e entre 5 de julho e 3 de agosto, os juízes eleitorais deverão nomear os eleitores que serão mesários e darão apoio logístico nos locais de votação.

Veja também

Newsletter