Logo Folha de Pernambuco

DECISÃO JUDICIAL

TRT-6 determina funcionamento do Metrô do Recife durante horários de pico

Liminar foi deferida na noite desta segunda-feira após ação da CBTU

Na portaria da Estação Recife, faixa anuncia: greve é por tempo indeterminadoNa portaria da Estação Recife, faixa anuncia: greve é por tempo indeterminado - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) obteve na noite desta segunda-feira (14) uma liminar que garante a operação do Metrô do Recife durante os horários de pico.

A decisão judicial foi proferida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) depois que a companhia ingressou com uma ação cautelar solicitando a retomada do funcionamento do meio de transporte. 

De acordo com a liminar, o sistema deverá funcionar com 100% da capacidade das 05h30 às 08h30 e das 17h às 20h. Caso a medida seja descumprida, a multa é de R$ 60 mil por dia.

Agora, a CBTU aguarda que o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) seja notificado da decisão judicial. Por meio de nota, a companhia reforçou que "sempre esteve e continua aberta para o diálogo com os sindicatos".

Nesta segunda, os metroviários realizaram uma nova assembleia geral na Praça da Greve, área central da capital pernambucana. Em votação, os trabalhadores decidiram manter a paralisação por tempo indeterminado

Dessa forma, as 36 estações que atendem cerca de 180 mil passageiros diariamente devem permanecer fechadas para a população nesta terça. A greve, que teve início no dia 2 de agosto, chegou a ser suspensa por 72 horas na última semana, enquanto a categoria estava em negociação com a CBTU. 

No entanto, a paralisação foi retomada na última sexta, depois que o sindicato e a companhia não conseguiram entrar em acordo sobre o reajuste salarial da categoria. Em busca de uma solução definitiva para o Metrô do Recife, os trabalhadores do sistema de transporte público saíram nesta segunda-feira (14) em caravana para Brasília.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter