Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

Vital do Rego toma posse como presidente do TCU

Ministro assume Corte no lugar de Bruno Dantas e liderará tribunal em 2025

Vital do Rego toma posse como presidente do TCUVital do Rego toma posse como presidente do TCU - Foto: reprodução

O ministro Vital do Rego tomou posse como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) nesta quarta-feira. Ele assume a Corte de contas pelo próximo ano e substitui no posto o ministro Bruno Dantas. Aprovado pelo Senado em 2014, foi senador antes de assumir a vaga no TCU.

Na vice-presidência do tribunal tomou posse o ministro Jorge Oliveira. A posse contou com a presença do vice-presidente da República, Gerardo Alckmin, do presidente do Senadl, Rodrigo Pacheco, do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso.

Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Casa Civil, Rui Costa, da Defesa, José Múcio, e do Planejamento, Simone Tebet, também estiveram presentes na solenidade. O governador da Paraíba, João Azevedo, também compareceu ao evento.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não compareceu em razão da cirurgia que precisou realizar para a drenagem de um hematoma. Vital do Rêgo é formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Antes de ser senador e ministro, foi vereador de Campina Grande (PB), deputado estadual, deputado federal.

A eleição do TCU segue o critério de antiguidade, apesar de não haver norma explícita. Dessa forma, o presidente e o vice-presidente são os ministros mais antigos que ainda não tenham assumido as funções. Por esse critério, os próximos ministros que vão ocupar o cargo de presidente são Jorge Oliveira (2027-2028) e Antonio Anastasia (2029-2030).

Veja também

Deputados formalizam indicação da mulher de Camilo Santana ao TCE do Ceará
Política

Deputados formalizam indicação da mulher de Camilo Santana ao TCE do Ceará

Embolização das artérias meníngeas: entenda por que Lula passará por novo procedimento cirúrgico
Lula

Embolização das artérias meníngeas: entenda por que Lula passará por novo procedimento cirúrgico

Newsletter