Vital do Rego toma posse como presidente do TCU
Ministro assume Corte no lugar de Bruno Dantas e liderará tribunal em 2025
O ministro Vital do Rego tomou posse como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) nesta quarta-feira. Ele assume a Corte de contas pelo próximo ano e substitui no posto o ministro Bruno Dantas. Aprovado pelo Senado em 2014, foi senador antes de assumir a vaga no TCU.
Na vice-presidência do tribunal tomou posse o ministro Jorge Oliveira. A posse contou com a presença do vice-presidente da República, Gerardo Alckmin, do presidente do Senadl, Rodrigo Pacheco, do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso.
Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Casa Civil, Rui Costa, da Defesa, José Múcio, e do Planejamento, Simone Tebet, também estiveram presentes na solenidade. O governador da Paraíba, João Azevedo, também compareceu ao evento.
Leia também
• TCU: há 12 mil obras paradas com recurso federal; R$ 20 bi seriam necessários para concluir
• MP do TCU pede suspensão do 'bônus' a ministros aprovado por tribunais superiores
• MP do TCU pede suspensão de salários de Bolsonaro e outros 24 militares indiciados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não compareceu em razão da cirurgia que precisou realizar para a drenagem de um hematoma. Vital do Rêgo é formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Antes de ser senador e ministro, foi vereador de Campina Grande (PB), deputado estadual, deputado federal.
A eleição do TCU segue o critério de antiguidade, apesar de não haver norma explícita. Dessa forma, o presidente e o vice-presidente são os ministros mais antigos que ainda não tenham assumido as funções. Por esse critério, os próximos ministros que vão ocupar o cargo de presidente são Jorge Oliveira (2027-2028) e Antonio Anastasia (2029-2030).