Washington Reis avança como favorito para ser vice de Cláudio Castro
O nome dele para vice de Castro agrada o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), líderes do União Brasil e membros do atual governo
Ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB) avança como favorito para ocupar o posto de vice na chapa encabeçada por Cláudio Castro (PL) ao governo do Rio, nas eleições deste ano. Reis renunciou à prefeitura do município da Baixada Fluminense no início do mês e tinha a vontade inicial de concorrer ao Senado.
No entanto, o PL apostará na reeleição do senador Romário. O nome dele para vice de Castro agrada o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), líderes do União Brasil (o maior partido a apoiar Castro) e membros do atual governo.
Além de trazer votos da Baixada, Reis trabalharia como uma espécie de "fiador" do novo governo em municípios nos quais os atuais prefeitos tentam eleger seus sucessores. Caberia a ele se apresentar como um líder da região e prometer investimentos contínuos nos próximos quatro anos. A presença de Reis na chapa também arrefeceria os planos do ex-governador Anthony Garotinho (União) em manter a sua pré-candidatura, já que os dois são grandes amigos e aliados políticos.
Leia também
• Vereador pode ser enquadrado em lei municipal de sua autoria
• Aécio defende Eduardo Leite para disputa ao Planalto e prega trégua com Doria
• Alckmin acusa Doria de comprar prefeitos com repasse de verbas
O União Brasil, que ficaria sem um indicado na chapa encabeçada por Castro nesta composição, passaria a contar com o maior número de indicações de cargos em eventual segundo mandato do chefe do Executivo. Por sempre ter defendido os ideais do presidente Jair Bolsonaro, o nome de Reis também é endossado por Flávio.
Na festa de aniversário do governador, no último mês, Reis fez questão de posar ao lado de Castro e do filho mais velho do presidente. Considerado um político com bom trânsito em todas as alas, recentemente, ele se encontrou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que apoia a candidatura do deputado federal Marcelo Freixo (PSB). O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, também disse que gostaria de contar com Reis.
Procurado, ele diz que pensa em "compor um bom projeto político". - Inicialmente, penso em concorrer ao Senado, mas fico honrado por saber que sou cotado para vice do Cláudio (Castro). Político do verdade pensa em bons projetos e abraça as missões - afirma, sem confirmar o convite recebido.
Também cotada para o posto de vice, a deputada federal Daniela do Waguinho (União) teve seu nome descartado nos últimos dias. Puxadora de votos para a Câmara dos Deputados, ela deve ser a aposta de até 200 mil eleitores, de acordo com projeções internas do partido.
A renúncia à prefeitura era necessária para que Washington Reis pudesse concorrer. O prazo para a desincompatibilização do cargo era até sábado, 2 de abril, seis meses antes das eleições.