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Futebol

Eleição no Sport: confira entrevista com o candidato Eduardo Carvalho

Postulante ao cargo de presidente do Leão concorre na chapa "Movimento Uma Razão Para Viver"

Eduardo CarvalhoEduardo Carvalho - Foto: Divulgação

As eleições para presidente do Sport estão marcadas para sexta-feira (5), na sede social do clube, na Ilha do Retiro. Pensando em mostrar as propostas dos candidatos ao torcedor rubro-negro, a Folha de Pernambuco deu início às entrevistas com os concorrentes ao pleito. O primeiro entrevistado foi o advogado Eduardo Carvalho, representante da chapa "Movimento Uma Razão Para Viver".

Motivo para ser candidato 

O que me move a concorrer à presidência do Sport é o projeto de torná-lo um Clube para todos e de todos. Faço parte de um movimento disposto a apresentar propostas sérias, concretas, transparentes e contemporâneas. Minha motivação é fazer com que o Sport conquiste o patamar de referência nacional, não só com a atuação das equipes esportivas, mas também com sua estrutura física, a oferta de serviços e atividades, em sustentabilidade e outras práticas tão necessárias nos dias de hoje. Minhas propostas buscam transformar o Sport em um clube moderno e que esteja de braços abertos a todos os torcedores e torcedoras.

História no clube

Minha relação com o Sport começa com os meus avós, o baiano Carlos Koch de Carvalho e a pernambucana de primeira linha Amália de Carvalho. Eles sempre foram rubro-negros, dirigentes e apaixonados pelo Clube. Minha avó, em uma época onde as mulheres não atuavam em cargos estratégicos, era uma daquelas que fazia licores de vários sabores para vender numa quermesse periódica para levantar fundos para o Sport.

Esse amor passou para o meu pai, Arthur Carvalho, e meu tio, Carlos Aluísio, ambos atletas nos juvenis de futebol de campo pelo Sport. Meu pai, inclusive, fez parte de um célebre time que foi bicampeão invicto. Tenho também meus tios maternos que também são rubro-negros ferrenhos e que acompanham o Sport até hoje. 

Para mim é uma honra muito grande em dar seguimento a essa trajetória da família Carvalho dentro da Ilha do Retiro. É muita emoção fazer parte dessa história gloriosa do Sport. Eu já nasci me reconhecendo rubro-negro e torcedor do Sport Clube do Recife. 

Já fui conselheiro, vice-presidente jurídico por seis anos e administrativo-financeiro. Conheço bem as entranhas do Sport Club do Recife, tanto as suas pendências jurídicas quanto as dificuldades financeiras. Hoje faço parte do Movimento Uma Razão Para Viver com a expectativa de poder assumir a administração do Clube e fazer com que ele se torne novamente um lugar fraterno, familiar, onde as pessoas possam comparecer diariamente para fazer exercícios, tomar um café, trabalhar. Queremos torná-lo um espaço de lazer, mas também de trabalho. A ideia é transformar o Sport numa espécie de Shopping Center, onde o sócio terá a oferta de serviços e atividades básicas. O objetivo é que nosso Clube viva mais que um momento, mas que ele seja um Clube contemporâneo e voltado para o futuro. 

Lição tirada de outras eleições

Em todas as experiências que vivi trago os aprendizados. Sei o que não fazer e como colocar o Sport Club do Recife no lugar que ele deve estar. Em relação às propostas, poucos reparos foram feitos. Mantemos todos os princípios destacados em 2018 e vamos seguir com os objetivos de renovar e inovar a administração do Clube, garantir transparência, dar voz ao sócio e sócia e tornar o Clube um espaço para todos os torcedores rubro-negros.

Patrocínios

Só se consegue patrocínios com empresas que tenham marcas fortes e transparentes, e o aumento deles virá, no que diz respeito ao futebol masculino e feminino e aos esportes olímpicos e amadores - que estão sucateados, mas nós vamos recuperá-los a partir de um projeto de valorização da marca Sport Club do Recife. Vamos fazer isso por meio de uma grande análise que será feita pelo nosso futuro consultor de marketing esportivo, Jorge Avancini. Atrelado a isso, vamos realizar uma perícia financeira na Ilha do Retiro para entender o contexto de todas as dívidas e fazer uma gestão transparente para atrair investidores que queiram agregar os seus projetos ao Clube. 

Dívidas e problemas na Justiça

Primeiro vamos realizar uma perícia financeira para identificar quanto devemos, a quem devemos e qual a nossa receita. Estribado nessas informações, nossa gestão NÃO vai se esconder dos credores e vamos ter um diálogo franco e honesto com todos eles Vamos  negociar as dívidas, que girava em torno de R$151 milhões em 2019, segundo o relatório do Itaú BBA. A maior parte são de impostos e dívidas operacionais. 

Vamos renegociar essas dívidas para que possam ser diluídas em parcelas a longo prazo, permitindo que o Clube tenha condição de honrar com seus compromissos atuais e futuros. Esta é uma medida fundamental para viabilizar o Clube.

Planejamento do futebol profissional

Formação de um departamento de futebol masculino e feminino composto por suas respectivas comissões técnicas. O departamento vai ser profissionalizado para que possa se dedicar integralmente a função e que sejam profissionais com expertise.

Planejamento base

Importante pensar no conceito: base não é despesa, é investimento. Afinal, nossas estrelas estão na nossa base. Precisamos avaliar o cenário dos clubes europeus, onde o maior investimento feito na base é relacionado aos profissionais que atuam junto aos jovens (em média, 26% do montante total). Investir em qualificação neste corpo profissional da base é fundamental para termos um clube vencedor e formador de atletas com potencial. 

O foco é termos profissionais qualificados, que tenham estabilidade no Clube para desempenhar a estruturação da base e que sempre estejam se capacitando. Para termos bons atletas formados precisamos ter bons profissionais trabalhando com eles.

Hoje, os recursos destinados pelo Sport Club do Recife são insuficientes para formar uma equipe de base que agregue valor ao futebol profissional. A prova disso é que utilizamos poucos desses atletas. A Pluri Consultoria realizou um estudo avaliando os minutos totais jogados por atletas na base entre os anos de 2015 a 2019 de 22 equipes nacionais. O Sport Club do Recife ficou em 19º com apenas 12,6% minutos totais com atletas da base atuando. A média nacional foi de 19,4%. O líder da lista é o Santos, com 39,6%. Entre os clubes do Nordeste pesquisados (Sport, Vitória, Bahia, Fortaleza e Ceará) só estamos à frente do Ceará.

Serão estabelecidas metas anuais de tempo de atuação dos jovens na equipe principal e a formação de equipe multiprofissional de transição, possibilitando um diálogo eficiente entre as diversas categorias.

Planejamento esportes olímpicos

É necessário a realização de um trabalho que permeia dois caminhos: a forma amadora, sendo aberta aos interessados em realizar a sua prática e o desenvolvimento de equipes de alto-rendimento que busquem colocar o Sport Club do Recife nos pódios nacionais e internacionais em diversas modalidades.

O Movimento Uma Razão para Viver vai fortalecer o parque aquático, o complexo do Tênis, a garagem do Remo e as práticas esportivas nas diversas quadras da Ilha do Retiro, como a Futsal, Basquete, Voleibol e Hóquei.

Na segunda vertente, as equipes de alto-rendimento. Precisamos ter mais atletas da Seleção Brasileira vestindo o manto do Sport Club do Recife. Isso será realizado com recursos próprios e otimizando a captação de recursos públicos e privados. Existem diversas alternativas que precisam ser aproveitadas para o benefício da marca Sport Club do Recife.

Precisamos respeitar nossa história e origem. Não nascemos para viver só do futebol. Precisamos ter a bandeira do Sport Club do Recife tremulando nos pódios de dezenas de modalidades. O primeiro brasão reforça isso. Existe a referência ao futebol, mas também ao Tênis e ao Remo. Não é possível deixar essa tradição se esvair. Muitos clubes se empenham para ter uma história digna de respeito. Nós temos. Não podemos jogar parte dela fora.

Sócio-torcedor

É fundamental ter a capacidade de ouvir, verdadeiramente, o torcedor. Porém o Movimento acredita que ouvir é o mínimo. Por isso, serão realizadas ações periódicas – presenciais e virtuais – para que o torcedor possa expressar sua opinião. O Clube também abrirá as portas aos torcedores que desejem realizar projetos que possibilitem o Sport Club do Recife se tornar ainda maior. 

Durante a campanha foi realizada uma pesquisa para ouvir a opinião dos torcedores em diversos aspectos que permeiam o Clube e diversos pontos abordados pelos torcedores estão neste programa de gestão. O torcedor não pode ser visto pelos gestores apenas em momento eleitoral. Precisamos que o torcedor, de fato, seja ativo na gestão do clube. É fundamental que o torcedor tenha espaço para opinar e decidir sobre alguns aspectos do clube. O Sport se faz grande pelo e para o seu torcedor. Não podemos deixá-los distantes das decisões. Seremos muito mais fortes se mobilizarmos a nação com seus mais de 2 milhões e 500 mil torcedores.

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