Logo Folha de Pernambuco

Sport

Eleição no Sport: confira entrevista com o candidato Nelo Campos

Concorrente ao pleito, ex-diretor de futebol integra chapa “Sport na Raça”

Nelo Campos (centro), candidato à presidência do SportNelo Campos (centro), candidato à presidência do Sport - Foto: Divulgação/Sport na Raça

As eleições do Sport foram adiadas pelo Governo do Estado, devido ao grande número de casos de Covid-19, no Estado. Porém, a Folha de Pernambuco segue entrevistando os candidatos ao pleito para o biênio 2021/22. Depois de conversas com Eduardo Carvalho e Delmiro Gouveia, nesta quarta-feira (3) trazemos o planejamento do ex-diretor de futebol, Nelo Campos, da chapa “Sport na Raça”.

Motivo para ser candidato

O sentimento de renovação falou mais alto. Passei mais de 1 ano na atual gestão e via como as coisas eram decididas. O Sport não pode mais ficar para trás, estamos perdendo relevância no cenário regional e nosso torcedor não suporta mais isso. Vamos olhar para o futuro, abrir o clube para as novas lideranças e buscar o espaço que é de nosso direito, o maior e mais relevante clube do norte e nordeste do Brasil.

História no clube

Venho de uma família tradicionalmente rubro negra, todas as minhas memórias, desde criança, são dentro do Sport. Meu pai e meus tios foram todos diretores no clube, em destaque o meu saudoso tio Júlio Campos, além de ter sido presidente do conselho, foi vice do executivo e assumiu a presidência após a renúncia de Luciano Bivar em 1990. Também fui presidente da comissão Nova Geração, fundada nos anos 90 e que tinha naquela época já o desejo de mudança e renovação do nosso clube, fato esse que nunca se concretizou de verdade até hoje. Também trabalhei nas categorias de base por quase 10 anos, desde de 2003, contribuindo com as mais diversas gestões e correntes políticas no clube, sempre colocando o Sport em primeiro lugar. Em 2019, fui convidado pelo atual presidente para montar o departamento de futebol e abrir o clube para novas lideranças. Assim fizemos, mas quando começamos a ter êxito, por algum motivo que não consigo precisar, as coisas mudaram e percebemos que era hora de sair. Levamos o Sport de volta à primeira divisão e saímos com o sentimento de dever cumprido.

Experiência como diretor

Pretendemos profissionalizar o clube em todos os setores. Não cabe mais em 2021, um clube sendo tocado pelos mesmos grupos que dominam o Sport há anos, trocando cargos em troca de apoio e sem se preocupar com a renovação.

Patrocínios

Já temos engatilhados três a quatro patrocínios. Essa semana nosso VP adm/finan. irá a SP para negociar o patrocinador master, um grande banco nacional. Uma das nossas metas é já começar a gestão com esses assuntos resolvidos para podermos respirar no 1º semestre.

Dívidas e problemas na Justiça

Temos que atacar nossas dívidas. Encarar de frente. Nosso departamento jurídico já está atuando nisso e vamos repactuar nossas dívidas para liberar nosso fluxo de caixa. A atual gestão perdeu o REFIS e isso aumentou nossa dívida de curto prazo, estrangulando nossas finanças. 

Planejamento futebol profissional

O nosso planejamento está ficando extremamente sacrificado porque a gente vai entrar no clube e não tem nenhuma informação de folha de pagamento, de tempo de contrato dos atletas. A atual gestão está fazendo renovações e dispensas sem conversar com os candidatos e isso já prejudica o nosso planejamento, mas a gente vai primeiro entender quais são os tempos de contratos, qual o valor da folha, as carências que o elenco tem. Já temos uma série de nomes que estamos prospectando no mercado, mas isso também nos inibe muito, tem um atleta, por exemplo, que fechou com um clube do Nordeste que estava alinhado com a gente, mas o atleta não quis esperar, então fechou com um clube aqui do Nordeste. 

A gente quer trazer jogadores que tenham o nosso DNA, o nosso perfil de atleta, que estejam engajados com o planejamento do clube que é se consolidar e se recuperar no cenário futebolístico. Queremos pagar em dia para ter credibilidade no cenário do futebol que hoje o Sport está totalmente sem credibilidade nenhuma, atletas que também queiram ascensão no mercado fe futebol, atletas mais experientes que possam dar tranquilidade para esses menos experientes e para as categorias de base que nós queremos promover para o profissional. Essa mescla é o que a gente acredita que vai dar sustentação para as competições. Reafirmo que perdemos muito tempo com essa mudança da eleição.   

Planejamento base

Com relação a base, a base vai ser pilar estratégico para a nossa gestão. Nós vamos ter um orçamento exclusivo para a base , nós vamos ter todo o modelo de captação de atletas, de desenvolvimento técnico, metal, físico, e de aproveitamento e desenvolvimento do profissional e projeção para transformar de novo o Sport num clube formador, revelador e vendedor de atletas. O futsal, inclusive, sai do esportes olímpicos e vai para dentro da célula futebol que é uma VP geral, onde a base vai ser coordenada por Carlos Santos com mais 10 diretores divididos por categorias. O futsal faz parte desse guarda-chuva aí chamado futebol, no qual nós vamos fazer a transição dos atletas de 10, 11, 13 anos para o campo.

Sócio-torcedor

Estamos trabalhando muito para que nosso departamento de marketing possa trazer bastante novidades para os rubro-negros com o objetivo de atrair mais torcedores a se associarem ao clube. Hoje, nosso número de sócios só não é maior porque não temos tantas vantagens para os torcedores. Nós vamos fazer com que a Ilha do Retiro seja a segunda casa do torcedor, vamos oferecer programas como o Mensalidade Reduzida que trás benefícios com os parceiros com o objetivo de acumular créditos que serão abatidos nas mensalidades dos sócios, além disso vamos criar o programa Sport Fidelidade para estimular o quadro de sócios a utilizar os programas oferecidos pelo clube e por nossos parceiros. O sócio receberá pontuação em retribuição aos valores gastos no setor de arrecadação do clube, na ida aos jogos e na compra de ingressos, os quais serão trocados por prêmios.

Planejamento esportes olímpicos 

Até a publicação da matéria, a resposta sobre os esportes olímpicos não foi enviada à reportagem.

Veja também

Newsletter