Coronavírus

França vacinará com Pfizer ou Moderna quem recebeu primeira dose da AstraZeneca

País suspendeu em 19 de março a aplicação da vacina da AstraZeneca em pessoas com menos de 55 anos, após a detecção de casos de trombose na Europa

Vacina da PfizerVacina da Pfizer - Foto: Alain Jocard/AFP

A França vai aplicar uma segunda dose com as vacinas da Pfizer ou Moderna nas pessoas com menos de 55 anos que receberam a primeira dose da AstraZeneca, anunciou, nesta sexta-feira (9), a Autoridade de Saúde do país.

A França suspendeu em 19 de março a aplicação da vacina da AstraZeneca em pessoas com menos de 55 anos, após a detecção de casos de trombose na Europa.

Mas antes do anúncio, quase 600.000 pessoas, sobretudo profissionais da saúde, receberam a primeira dose.

"É absolutamente coerente dizer que não se recomenda a vacina a pessoas com menos de 55 anos enquanto esperamos para saber mais (...). Se receberam a primeira dose e têm menos de 55 anos, vamos oferecer outra vacina", afirmou o ministro da Saúde, Olivier Véran.

"Eu mesmo estou neste grupo", completou o ministro de 41 anos, que recebeu a primeira dose do fármaco da AsttraZeneca em 8 de fevereiro devido a sua profissão de neurologista.

Outros países anunciaram que limitarão o uso da vacina da AstraZeneca. Várias informações confirmam um vínculo entre o fármaco e casos de coágulos sanguíneos, embora muito raros.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter