Logo Folha de Pernambuco

Devoção

13 de junho: fiéis celebram Santo Antônio em igreja no centro do Recife

Data é consagrada ao santo, um dos mais populares do Brasil

Missa em celebração ao dia de Santo Antônio Missa em celebração ao dia de Santo Antônio  - Foto: Marconi Meireles/Folha de Pernambuco

Um dos santos mais populares de Pernambuco e do Brasil, Santo Antônio de Pádua recebe, nesta segunda-feira, 13 de junho, data a ele dedicada, homenagens de centenas de fiéis.

No centro do Recife, o Convento de Santo Antônio, que fica localizado na Rua do Imperador, está com programação especial. Pela manhã, houve celebração de missa às 7h e às 9h.
 
Ao meio-dia, Frei Damião Silva celebrou uma das missas festivas. O religioso lembrou que, além da fama de casamenteiro, Santo Antônio é também considerado protetor dos pobres.

"Estamos aqui neste convento a ele consagrado com a família franciscana celebrando esse dia tão especial depois desse tempo difícil de pandemia. E Santo Antônio é homem da palavra, homem do pão. Ele, inclusive, tirava até os pães do convento para entregar aos pobres que estavam ali em situação de misérias, de dificuldades. Então, hoje, é por isso que a gente vê a entrega dos pães simbolizando que ele era um homem preocupado para que as pessoas pudessem também se alimentar", comentou.

Durante o dia de Santo Antônio, as igrejas dedicadas ao santo tradicionalmente distribuem pães entre os fiéis, que costumam levar o alimento para casa e guardá-lo, sob a simbologia de não faltar comida em seus lares.

Antes de celebrar a missa, o frei lembrou as ações de solidariedade e amor ao próximo durante os temporais que atingiram o Recife e cidades vizinhas.

“Nesse tempo de muitas chuvas aqui na Região Metropolitana, como a gente viu, essa solidariedade da partilha do pão é importante. Então, tem tudo a ver esse tema do pão com esses dias que estamos vivendo”.

A tradição de ir todos os anos à igreja, contou Maria Alice, só foi interrompida durante a pandemia. “Nesses dois anos de pandemia, eu não pude vir, mas eu só pensava nele. Eu vou colocar o pão na farinha, no arroz, até o dia 12 de junho do ano que vem. Santo Antônio é tudo para mim, tudo eu consegui graças a ele. Eu pedia o meu filho a Santo Antônio e ele me deu e eu dei o nome dele. Eu sou apaixonada por Santo Antônio, ele é tudo na minha vida”, disse.

Também aposentada, Helena Bezerra da Silva, 67, doou pães para serem distribuídos pela igreja. “É uma devoção que eu tenho a Santo Antônio, aí todo ano eu trago minha oferta para a igreja, para distribuir com as pessoas que precisam”, contou. 
 
Já são mais de 10 anos fazendo a doação. “Eu simplesmente assistia à missa e me deu aquela vontade de doar todo ano. Já faz mais de 10 anos. Eu agradeço todo dia a Santo Antônio”, completou.

À tarde, às 15h, será realizada no Convento de Santo Antônio a benção dos pães e dos lírios. Já às 16h, os fiéis saem em procissão pelas ruas do centro do Recife. Santo Antônio é, também, padroeiro do Recife, de Pernambuco e da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Veja também

Newsletter