diversidade

16ª Parada da Diversidade do Recife acontece neste domingo (22), em Dois Unidos

O tema deste ano é "A Periferia Também É Patrimônio Cultural e Imaterial Do Recife"

Parada da Diversidade do Recife acontece neste domingo (22)Parada da Diversidade do Recife acontece neste domingo (22) - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Leia também

• Recife: ciclista morre após ser atropelado por um micro-ônibus no bairro do Parnamirim

• Parada da Diversidade de Pernambuco celebra orgulho das pessoas LGBT+

• Drones, câmeras e mais de 500 agentes: SDS anuncia esquema de segurança para a Parada da Diversidade

A 16ª Parada da Diversidade do Recife acontece neste domingo (22), no bairro de Dois Unidos, Zona Norte da cidade. A expectativa, como nos anos anteriores, é reunir milhares de pessoas, de diversos locais, para prestigiar a passeata.

O tema deste ano é “A Periferia Também É Patrimônio Cultural e Imaterial Do Recife”. O evento é organizado pelo Grupo de Cidadania Homossexuais de Pernambuco — GCHP, e foi idealizado em 2009, quando ocorreu a primeira parada, que reuniu 20 mil pessoas. No ano seguinte, foram 35 mil, e, em 2023, 50 mil pessoas prestigiaram a parada.

Agora, a expectativa é reunir, novamente, 50 mil pessoas. A concentração começa às 14h no Terminal de ônibus de Dois Unidos e seguirá pela Avenida Hildebrando de Vasconcelos, até o Centro de Treinamento do Santa Cruz Futebol Clube. Três trios posicionados, fora a estrutura de palco.

Patrimônio Cultural Imaterial do Recife

LGBTAprovação como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife é uma vitória para a comunidade LGBTQIAPN+. - Foto: Nachos/Reuters

Esta é a primeira edição da Parada da Diversidade do Recife. A nomeação veio através do Projeto de Lei n° 295/22, do vereador Ivan Moraes (PSOL), aprovado na Câmara dos Vereadores no dia 04 de setembro do ano passado, e sancionado posteriormente pelo prefeito João Campos (PSB).

O idealizador do evento, Ricardo José dos Santos, contou à reportagem que a aprovação do projeto é uma grande conquista não só para a comunidade LGBTQIAPN+, como também para o bairro de Dois Unidos. Nascida em um contexto de periferia, a parada - assim como homenageia o tema deste ano - também precisou passar por muitas adversidades para chegar ao patamar atual.

"Para a gente do movimento, chegar a esse patamar de patrimônio cultural não foi fácil. Encontramos barreiras, grandes dificuldades, mas hoje a comunidade para e se mobilizar para ver a parada. A gente movimenta a economia, a segurança, e passa informações sobre a questão de violência contra a comunidade LGBT"

O idealizador ressaltou, também, o cunho social da Parada da Diversidade do Recife. "O que é doado em camisas, por exemplo, trocamos e revertemos por alimentos, para ajudar ações sociais. Não adianta fazer parada sem contribuir para a comunidade", explicou.

Atrações
Como já é de costume, todos os anos a parada traz várias atrações da música local, e para este ano estamos trazendo, Banda Bateu a Química, Banda Saira, Danilo Swing do Amor, Banda Espartilho e Isa Falcão, Adrielle Matias, Ronny Versalis, Tereza Cristina a Sedutora, Amigas do Brega, dentre outros artistas LGBTQIAPN+.

Esquema especial de segurança
O evento contará ainda com um esquema especial de segurança. Destacamentos da Autarquia de Controle de Trânsito Urbano (CTTU), das Polícias Militar e Civil, além de guardas municipais e agentes do Corpo de Bombeiros, estarão presentes na Parada da Diversidade garantindo o bom funcionamento do trânsito e a bem-estar dos presentes. 

Também serão enviadas equipes do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que estarão a postos para o caso de alguém precisar receber assistência médica. 

Veja também

Portugal declara estado de calamidade com incêndios fora do controle
incêndios florestais

Portugal declara estado de calamidade com incêndios fora do controle

Operadoras dizem que atualização do X permitiu acesso à plataforma
Twitter

Operadoras dizem que atualização do X permitiu acesso à plataforma

Newsletter