RECIFE

22ª Parada da Diversidade de Pernambuco reúne multidão na orla de Boa Viagem neste domingo (17)

Evento foi às ruas com o tema "O amor é uma política de resistência"

22ª Parada da Diversidade de Pernambuco22ª Parada da Diversidade de Pernambuco - Foto: Alexandre Aroeira

Com o tema "O amor é uma política de resistência”, a 22ª edição da Parada da Diversidade de Pernambuco, realizada neste domingo (17), reúne uma multidão no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. 

O evento teve início ainda pela manhã, com a apresentação de diversos artistas no Parque Dona Lindu, onde foi realizada a concentração do público. 

Gil do VigorEx-BBB foi homenageado | Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

No local, o pernambucano Gil do Vigor, que é um dos homenageados da Parada deste ano, animou os presentes que aguardavam o início do desfile de 11 trios elétricos

“Temos que levantar sim a nossa voz e a nossa bandeira. Eu sou parte da comunidade com muito orgulho e quem não gostar vai ter que engolir”, afirmou.

Além dele, as deputadas estaduais Dani Portela e Rosa Amorim também receberam a homenagem. Em seu discurso, Rosa destacou seu papel enquanto integrante do grupo LGBTQIA+.

“Sou uma deputada lésbica. Nesse momento nós dizemos: malditas sejam todas as cercas, todos os armários e leis que nos impedem de ser e de amar do jeito que a gente quiser”.

Presente no evento, o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho, falou da importância da parada para o estado. 

“Nesse final de semana, mais de 90% dos hotéis do Recife estão ocupados, mostrando que a Parada da Diversidade tem impacto no turismo e tem impacto social. Mas mais do que isso, esse é um ato político contra a homofobia e a violência e em defesa do amor e da tolerância”, comentou Daniel. 

Advogado montou produção especial para o diaAdvogado montou produção especial para o dia | Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Por volta das 14h, os trios elétricos começaram a ocupar a Avenida Boa Viagem, reunindo uma multidão para celebrar o amor e a diversidade. Entre eles o advogado Eduardo Paisan.

“Estamos aqui para lutar pelos nossos direitos. Estou aqui trazendo uma desconstrução da masculinidade tóxica que existe mesmo entre nós gays. Todos os corpos merecem o direito de amar e viver livremente. Colocar o povo na rua e dizer: casamento igualitário sim”, afirmou o advogado.

Parada da DiversidadeDesfile de cores e alegria marcaram o evento | Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

A recepcionista Bárbara de Oliveira preparou um look especial para o evento. “Fiz toda uma produção para curtir esse dia maravilhoso. É cansativo mas vale a pena. Já vim diversas vezes e tô amando”, comentou. 

Durante o percurso, a alegria tomou conta da multidão. No entanto, algumas ocorrências foram registradas. Para garantir a segurança do evento, a Polícia Militar de Pernambuco contou com equipes do Batalhão de Radiopatrulha, Cavalaria, BPTran, CIPMoto e do Serviço de Inteligência, além do Grupamento Tático Aéreo (GTA), da SDS. O efetivo trabalha em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, SAMU, Prefeitura do Recife e outros órgãos.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

 

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter