51% dos alunos brasileiros não aprendem o básico em Matemática já no 4º ano do fundamental
Essa é a primeira vez que o Brasil participa do TIMSS, criada em 1995 e que avalia Matemática e Ciências no 4º e no 8º anos. Em 2023, participaram 650 mil alunos de 64 países
Um teste internacional divulgado nesta quarta-feira mostra que mais da metade dos estudantes brasileiros não aprendem o básico em Matemática já no 4º ano do ensino fundamental. De acordo com o Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS, na sigla em inglês) 2023, apenas 49% atingiram pelo menos 400 pontos, nível de desempenho de quem consegue somar e subtrair números de até três dígitos e aplicar propriedades básicas de formas geométricas.
— Parte desses alunos no pior nível de desempenho pode ser desinteresse, mas esse dado revela que, para esses estudantes, mesmo as questões mais fáceis do teste eram difíceis para eles — afirma Ernesto Faria, diretor-executivo do grupo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). — O Brasil precisa trabalhar o seu ensino de Matemática. Isso passa por melhorar a formação dos professores, por exemplo. Mesmo países com desafios socioeconômicos maiores que os nossos conseguiram desempenho melhor.
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Essa é a primeira vez que o Brasil participa do TIMSS, avaliação que existe desde 1995. Em 2023, participaram 650 mil alunos de 64 países. Ela avalia Matemática e Ciências no 4º e no 8º anos.
— O Pisa mostra o resultado do aluno quase no fim da educação básica e, por isso, tem uma lógica mais de resolução de problemas. Já o TIMSS é uma avaliação mais curricular, procura saber se o estudante sabe de álgebra, geometria — explica Faria.
Resultados do Brasil
Matemática - 4º ano: 49% dos alunos atingiram o básico
Matemática - 8º ano: 38% dos alunos atingiram o básico
Ciências - 4º ano: 61% dos alunos atingiram o básico
Ciências - 8º ano: 58% dos alunos atingiram o básico
Resultados internacional
Matemática - 4º ano: 91% dos alunos atingiram o básico
Matemática - 8º ano: 81% dos alunos atingiram o básico
Ciências - 4º ano: 90% dos alunos atingiram o básico
Ciências - 8º ano: 80% dos alunos atingiram o básico
Cenário preocupante para o Brasil
De acordo com Faria, o cenário revelado pelo TIMSS é de enorme preocupação considerando que o primeiro ciclo do ensino fundamental é aquele em que o Brasil tem batido as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a principal avaliação de âmbito nacional e que testa os estudantes dessa etapa no 5º ano.
— Apesar dos avanços que tivemos nas avaliações internas, vemos que o gap de aprendizagem ainda no ensino fundamental é muito grande para os países da OCDE. A diferença é de praticamente três anos de ensino já no começo da trajetória escolar, o 4º ano do fundamental — diz.
A média dos alunos brasileiros no 4º ano de Matemática foi 400, o que deixa o país entre as cinco menores notas, a frente apenas de Marrocos, Kuwait e África no Sul. No 8º ano, o Brasil fica com a laterna, empatado com Marrocos, com apenas 378 pontos.
Geórgia, Casaquistão, Chile, Irã, Jordânia, Árabia Saudita e Palestina foram alguns dos países que tiveram desempenho melhores do que o Brasil nas duas etapas avaliadas em Matemática. Já em Ciências, o resultado foi um pouco melhor. A média do 4º ano ficou em 425 pontos e do 8º ano em 420. Com isso, o Brasil ficou entre os dez piores do mundo.
Desempenho geral positivo
Entre os avaliados, 91% dos alunos do 4º ano e 81% do 8º atingiram pelo menos o nível básico em Matemática. Na faixa etária maior, era preciso demonstrar conhecimento de números inteiros, formas básicas e representações visuais, incluindo encontrar os comprimentos dos lados em polígonos e ler informações de gráficos. Porcentagens substanciais de alunos internacionalmente também atingiram benchmarks internacionais mais altos de desempenho em matemática em ambas as séries.
Em Ciências, 90% do 4º ano demonstrou atingir o nível básico, demonstrando possuírem informações básicas sobre plantas e animais e propriedades da matéria em situações cotidianas. Já no 8º ano 80% mostraram que podem aplicar o conhecimento de alguns fatos científicos, incluindo demonstrar compreensão de ecossistemas usando modelos simples e distinguir entre mudanças físicas e químicas.
Um dos achados interessantes do teste é de que alunos das duas faixas etárias que declaram gostar das disciplinas avaliadas tiveram maior desempenho nessas disciplinas. "A confiança tem uma forte relação com o desempenho em matemática e ciências para alunos de ambas as séries. A associação provavelmente será recíproca, ou seja, alunos que têm bom desempenho nessas disciplinas se tornam mais confiantes e, então, continuam a ter bom desempenho", diz o relatório.
A prova é realizada pelo TIMSS & PIRLS International Study Center, da Lynch School of Education, situada na Universidade de Boston, em parceria com a Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA, na sigla em inglês).
Veja o desempenho dos países
Matemática - 4º ano
Singapura - 615
China (Taipei) - 607
Coreia do Sul - 594
Hong Kong - 594
Japão - 591
China (Macao) - 582
Lituânia - 561
Turquia - 553
Inglaterra - 552
Polônia - 546
Irlanda - 546
Romênia - 542
Holanda - 537
Letônia - 534
Noruega - 531
República Checa - 530
Suécia - 530
Bulgária - 530
Finlândia - 529
Austrália - 525
Alemanha - 524
Dinamarca - 524
Sérvia - 523
Bélgica - 521
Hungria - 520
Portugal - 517
Estados Unidos - 517
Chipre - 516
Eslováquia - 515
Eslovênia - 514
Itália - 513
Armênia - 513
Albânia - 512
Canadá - 504
Espanha - 498
Emirados Árabes Unidos - 498
Geórgia - 498
Azerbaijão - 494
Nova Zelândia - 490
Cazaquistão - 487
França - 484
Montenegro - 477
Macedônia do Norte - 474
Qatar - 464
Bahrein - 462
Kosovo - 451
Bôsnia - 447
Chile - 444
Uzbequistão - 443
Jordânia - 427
Omã - 421
Irã - 420
Arábia Saudida - 420
Brasil - 400
Marrocos - 393
Kuwait - 382
África do Sul - 362
Matemática - 8º ano
Singapura - 605
China (Taipei) - 602
Coreia do Sul - 596
Japão - 595
Hong Kong - 575
Inglaterra - 525
Irlanda - 522
República Checa - 518
Suécia - 517
Lituânia - 514
Áustria - 512
Austrália - 509
Turquia - 509
Hungria - 506
Finlândia - 504
Noruega - 501
Itália - 501
Malta - 499
Romênia -496
Chipre - 494
Emirados Árabes Unidos - 489
Estados Unidos - 488
Israel - 487
Azerbaijão - 479
França - 479
Portugal - 475
Geórgia - 467
Cazaquistão - 454
Qatar - 451
Bahrein - 426
Irã - 423
Uzbequistão - 421
Chile - 416
Omã - 411
Malásia - 411
Kuwait - 399
Arábia Saudida - 397
África do Sul - 397
Jordânia - 388
Palestina - 382
Brasil - 378
Marrocos - 378
Ciências - 4º ano
Singapura - 607
Coreia do Sul - 583
China (Taipei) - 573
Turquia - 570
Inglaterra - 556
Japão - 555
Polônia - 550
Áustria - 550
Hong Kong - 545
Finlândia - 542
Lituânia - 537
China (Taipei) - 536
Suécia - 533
Irlanda - 532
Estados Unidos - 532
Noruega - 530
Bulgária - 530
Romênia - 526
República Checa - 526
Eslovênia - 526
Letônia - 526
Hungria - 524
Dinamarca - 522
Canadá - 521
Eslováquia - 521
Nova Zelândia - 517
Holanda - 517
Alemanha - 515
Portugal - 511
Itália - 511
Sérvia - 510
Espanha - 504
Emirados Árabes Unidos - 495
Albânia - 491
França - 488
Chipre - 487
Chile - 479
Bahrein - 475
Qatar - 472
Cazaquistão - 467
Geórgia - 465
Montenegro - 461
Armênia - 457
Bôsnia - 448
Macedônia do Norte - 439
Omã - 433
Irã - 432
Arábia Saudida - 428
Brasil - 425
Azerbaijão - 422
Jordânia - 418
Uzbequistão - 412
Kosovo - 403
Marrocos - 390
Kuwait - 373
África do Sul - 308
Ciências - 8º ano
Singapura - 606
China (Taipei) - 572
Japão - 557
Coreia do Sul - 545
Inglaterra - 531
Finlândia - 531
Turquia - 530
Hong Kong - 528
República Checa - 527
Irlanda - 525
Hungria - 522
Suécia - 521
Austrália - 520
Lituânia - 519
Estados Unidos - 513
Áustria - 512
Portugal - 506
Malta - 501
Itália - 501
Noruega - 488
Emirados Árabes Unidos - 486
França - 486
Qatar - 481
Israel - 481
Romênia -466
Chipre - 464
Omã - 456
Chile - 455
Bahrein - 452
Geórgia - 448
Cazaquistão - 443
Malásia - 426
Brasil - 420
Kuwait - 420
Arábia Saudida - 419
Irã - 419
Jordânia - 413
Azerbaijão - 411
Uzbequistão - 396
Palestina - 393
África do Sul - 362
Marrocos - 327