Logo Folha de Pernambuco

Dengue, zika e chikungunya

80% dos focos do Aedes aegypti em Olinda estão nas casas, aponta ação de combate às arboviroses

 Ação de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya acontece no bairro de Rio Doce, em Olinda Ação de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya acontece no bairro de Rio Doce, em Olinda - Foto: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco

Agentes da Vigilância Ambiental da Prefeitura de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, realizaram, na manhã desta terça-feira (17), ação de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, na quarta etapa de Rio Doce, bairro mais populoso da cidade.

Com a pandemia, muitas pessoas acabaram esquecendo a proliferação das arboviroses transmitidas pelo mosquito da dengue, como popularmente ficou conhecido o Aedes aegypti.

A supervisora de Endemias da Prefeitura de Olinda, Glaucimar Barbosa, alertou a população quanto aos cuidados que devem ser tidos para se prevenir de focos do mosquito dentro de casa, e uma das ações destacadas por ela é a de não deixar destampados reservatórios de água como baldes e caixas d'água.

Segundo ela, 80% dos focos do mosquito da dengue são encontrados dentro das residências que são visitadas pela equipe.

"Deixe seus reservatórios de água bem fechados, tirem pelo menos cinco minutinhos do seu dia para olhar o quintal, porque sempre tem aquela tampinha de garrafa, copos descartáveis esquecidos depois daquela festinha do fim de semana, e tudo isso são possíveis focos", afirmou.

"O mosquito se prolifera em qualquer ambiente, precisamos nos cuidar e cuidar da nossa casa", destacou.

Para Dona Cleonice Albuquerque, moradora da região e que contraiu a dengue, é importantíssimo o trabalho realizado pelos agentes de vigilância. Ela também considera imprescindível que toda a vizinhança tome os cuidados necessários para se precaver das endemias provocadas pelo mosquito. 

"Eu tenho a preocupação de me prevenir porque tenho os meus netos que vêm sempre aqui em casa e até mesmo porque é um cuidando do outro, a gente se cuida e eles também cuidam da gente, e, se os vizinhos cooperarem uns com os outros nesses cuidados, o resultado vai ser positivo", disse.

Uma nova ação está prevista para as 9h desta quarta-feira (18), no bairro de Rio Doce, na rua 05, no posto Beira Mangue.

Veja também

Newsletter