Logo Folha de Pernambuco

Chile

"A água era escura e profunda", relembra jovem que estava com ex-presidente do Chile em acidente

Bautista Guerrero, de 23 anos, era um dos três passageiros da aeronave pilotada por Sebastián Piñera, única vítima fatal; ele viajava com o pai, o empresário Ignacio Guerrero, e a irmã do antigo mandatário

Membros do Regimento de Escolta Presidencial transportam o caixão do falecido ex-presidente do Chile, Sebastian PiñeraMembros do Regimento de Escolta Presidencial transportam o caixão do falecido ex-presidente do Chile, Sebastian Piñera - Foto: Javier Torres/AFP

"Foi tudo muito rápido. Caímos na agua. E então eu consegui abrir a porta do helicóptero”, lembrou Bautista Guerrero, de 23 anos, uma das três pessoas que acompanhavam o ex-presidente do Chile Sebastián Piñera no acidente da última terça-feira que causou sua morte. No cortejo fúnebre de sexta-feira, no Parque del Recuerdo, o jovem estudante de direito, filho do empresário Ignacio Guerrero — que também estava na aeronave — contou como os fatos ocorreram.

Com relação aos momentos que antecederam a tragédia, ele disse:

— Devido à pouca visibilidade, demos meia-volta para ver melhor a costa e aí caímos na água. Eu abri a porta primeiro, depois tirei o cinto de segurança e, quando o helicóptero encheu, eu saí. Meus fones de ouvido se soltaram sozinhos — acrescentou.

De acordo com o jornal La Tercera, a aeronave, um helicóptero Robinson R44, só subiu por 90 segundos. Em seguida, caiu para o lado do piloto, ou seja, do ex-presidente. Uma das hélices teria tocado a água, fazendo com que ela se inclinasse e caísse.

Segundo a reportagem, Piñera havia explicado anteriormente a eles o que fazer em uma situação de emergência com as portas no caso de cair no lago. De acordo com Guerrero, todos eles estavam usando os fones de ouvido exigidos para o voo.

— A última coisa que ouvi foi que [o ex-presidente] mudaria de rumo. Depois, ele pode ter dito outra coisa, mas não ouvi mais nada — lembrou, admitindo que a batida na água não tinha sido forte: — Foi tudo muito rápido. A água era escura e profunda.

A versão de Guerrero é complementada pela versão dada dias antes pela irmã de Piñera, Magdalena, outra das ocupantes da aeronave, ao afirmar que, quando percebeu a gravidade da situação, o ex-presidente no comando do helicóptero disse a eles para pularem primeiro, e então ele o faria. Aparentemente, nenhum deles conseguiu sair da aeronave antes que ela atingisse a água.

A ex-porta-voz do segundo mandato de Piñera, Karla Rubilar, disse em uma entrevista na televisão que soube das últimas palavras do ex-presidente antes de sua morte no acidente:

— Agora soubemos das declarações da 'pichita', a irmã do ex-presidente [Piñera], que diz que suas últimas palavras foram: 'Vocês pulam primeiro, porque se eu pular com vocês, o helicóptero cairá sobre vocês'.

José Cox, com quem o grupo havia almoçado em sua residência, percebeu o acidente e foi ao resgate com seu filho em um barco. Outro barco se juntou a ele. A essa altura, o helicóptero já não era mais visível e estava completamente submerso a 28 metros de profundidade. Uma vez em terra, todos suspeitaram do resultado fatal.

— Estávamos todos muito abalados com a dor. Já sabíamos que ele (Piñera) havia morrido. — contou.

Minutos depois, o corpo de Piñera foi retirado da água por um mergulhador da brigada de incêndio. Ele foi encontrado a poucos centímetros da aeronave, sem cinto de segurança. A causa da morte, segundo informações, foi asfixia por submersão.

— Todo acidente é estúpido, inacreditável, lamentável — disse Ignacio Guerrero.

De acordo com o andamento das investigações, não há registro de comunicações do helicóptero com pedidos de ajuda. Também não houve nenhum aviso da aeronave para a Direção Geral de Aeronáutica Civil ou para a Capitania dos Portos de Lago Ranco. Nem mesmo a esperada "caixa preta", que poderia esclarecer o que aconteceu naqueles 90 segundos em que a máquina estava no ar, foi encontrada.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter