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SAÚDE

A luz solar danifica a pele mesmo através de janelas de vidro fechadas; entenda

Todos os vidros usados em janelas de casas, escritórios e carros bloqueiam completamente a passagem de UVB, porém somente o vidro laminado pode bloquear completamente os raios UVA

Dependendo do tipo e da cor, a janela do carro pode proteger contra os raios UV Dependendo do tipo e da cor, a janela do carro pode proteger contra os raios UV  - Foto: Freepik

Quando você está em um carro, trem ou ônibus, você escolhe um assento para evitar o sol ou você gosta do lado ensolarado? Você pode definitivamente sentir o calor do sol através de uma janela. Mas você pode sofrer queimaduras de sol ou danos à pele quando estiver no seu carro ou dentro de casa com as janelas fechadas?

Vamos ver quanta radiação UV (ultravioleta) passa pelos diferentes tipos de vidro, como a película pode ajudar a bloquear os raios UV e se precisamos de protetor solar ao dirigir ou em ambientes fechados.

Qual é a diferença entre UVA e UVB?
Da radiação UV total que chega à Terra, cerca de 95% é UVA e 5% é UVB.

 

Os raios UVB atingem apenas as camadas superiores da pele, mas são a principal causa de queimaduras solares, cataratas e câncer de pele.

Os raios UVA penetram mais profundamente na nossa pele e causam danos às células, o que leva ao câncer de pele.

O vidro bloqueia a radiação UVA e UVB de forma diferente
Todos os vidros usados em janelas de casas, escritórios e carros bloqueiam completamente a passagem de UVB.

Mas somente o vidro laminado pode bloquear completamente os raios UVA. Os raios UVA podem passar por outros vidros usados em janelas de carros, casas e escritórios e causar danos à pele, aumentando o risco de câncer.

Os para-brisas dos carros bloqueiam os raios UVA, mas os vidros laterais e traseiros não
O para-brisa dianteiro de um carro deixa entrar muita luz e sol. Felizmente, ele bloqueia 98% da radiação UVA porque é feito de duas camadas de vidro laminado.

Mas as janelas laterais e traseiras do carro são feitas de vidro temperado, que não bloqueia completamente os raios UVA. Um estudo de 29 carros encontrou uma variação de 4% a quase 56% dos raios UVA passados pelas janelas laterais e traseiras.

A proteção UVA não estava relacionada à idade ou custo do carro, mas ao tipo de vidro, sua cor e se ele foi escurecido ou revestido com uma película protetora. Vidros de cor cinza ou bronze e películas de janela aumentam a proteção UVA. A película de janela bloqueia cerca de 95% da radiação UVA.

Em um estudo separado da Arábia Saudita, pesquisadores equiparam motoristas com um monitor de radiação vestível. Eles descobriram que motoristas foram expostos a índices de UV de até 3,5. (Na Austrália, a proteção solar é geralmente recomendada quando o índice de UV é 3 ou superior – nesse nível, a pele clara leva cerca de 20 minutos para queimar).

Então, se você tem as janelas escurecidas, não precisa usar protetor solar no carro. Mas sem janelas escurecidas, você pode acumular danos à pele.

Exposição aos raios UV durante a condução aumenta o risco de câncer da pele
Muitas pessoas passam muito tempo no carro – para trabalhar, ir ao trabalho, viajar de férias e transporte em geral. A exposição repetida à radiação UVA através das janelas laterais do carro pode passar despercebida, mas pode afetar nossa pele.

De fato, o câncer de pele é mais comum no lado do corpo do motorista. Um estudo nos Estados Unidos (onde os motoristas se sentam no lado esquerdo) encontrou mais cânceres de pele no lado esquerdo do que no direito para o rosto, couro cabeludo, braço e perna, incluindo 20 vezes mais para o braço.

Outro estudo dos EUA descobriu que esse efeito era maior em homens. Para melanoma in situ, uma forma inicial de melanoma, 74% desses cânceres estavam na esquerda contra 26% na direita.

Cataratas e outros danos oculares também são mais comuns no lado do motorista.

E quanto à exposição aos raios UV através das janelas de casa ou do escritório?
Vemos danos causados pelos raios UV da luz solar através das janelas de nossas casas em materiais desbotados, móveis ou plásticos. A maioria dos vidros usados em janelas residenciais deixa passar muita radiação UVA — entre 45 e 75%.

O vidro de painel único deixa passar mais UVA, enquanto o vidro mais espesso, colorido ou revestido bloqueia mais UVA. As melhores opções são vidro laminado ou janelas com vidro duplo escurecido, que permitem a passagem de menos de 1% de UVA.

As claraboias são feitas de vidro laminado, o que impede completamente a passagem dos raios UVA.

A maioria dos vidros de janelas comerciais e de escritórios tem melhor proteção UVA do que janelas residenciais, permitindo menos de 25% de transmissão UVA. Essas janelas geralmente são de vidro duplo e coloridas, com propriedades reflexivas ou produtos químicos absorventes de UV.

Algumas janelas inteligentes que reduzem o calor usando tratamentos químicos para escurecer o vidro também podem bloquear os raios UVA.

Então, quando você deve usar protetor solar e óculos de sol?
O maior risco de danos à pele ao dirigir é ter as janelas abertas ou o braço para fora da janela sob o sol direto. Mesmo janelas sem escurecimento reduzirão a exposição aos raios UVA até certo ponto, então é melhor ter a janela do carro fechada.

Para janelas residenciais, películas ou matizes podem aumentar a proteção UVA do vidro de painel único. O bloqueio de UVA pelo vidro é semelhante à proteção pelo filtro solar.

Quando você precisa usar protetor solar depende do seu tipo de pele, latitude e época do ano. Em um carro sem vidros escuros, você pode se queimar depois de uma hora no meio do dia no verão, e duas horas no meio de um dia de inverno.

Mas no meio do dia, perto de uma janela que permite a passagem de mais UVA, pode levar apenas 30 minutos para queimar no verão e uma hora no inverno.

Quando o índice UV estiver acima de três, é recomendável usar óculos de sol protetores ao dirigir ou próximo a uma janela ensolarada para evitar danos aos olhos.

*Teresa Larkin é professora associada de Ciências Médicas na Universidade de Wollongong

* Este artigo foi republicado de The Conversation sob licença Creative Commons. Leia o original.

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