Logo Folha de Pernambuco

colesterol

A mudança sutil em suas mãos pode significar que você tem colesterol alto; entenda

A condição costuma ser silenciosa, mas alguns sinais no corpo podem indicar o excesso dessa gordura no organismo

O colesterol alto é um dos principais fatores de risco para problemas cardiovasculares, como infarto e AVCO colesterol alto é um dos principais fatores de risco para problemas cardiovasculares, como infarto e AVC - Foto: Freepik

O colesterol alto é um dos principais fatores de risco para problemas cardiovasculares, como infarto e AVC. A condição costuma ser silenciosa. No entanto, alguns sinais no corpo, como tipos específicos de inchaços perto dos olhos e inchaço nas mãos e pernas, podem indicar o excesso dessa gordura no organismo.

De acordo com informações do Daily Mail, alguns sinais no corpo podem indicar que o colesterol atingiu níveis perigosos para a saúde. São eles:


Rosto: Saliências ao redor dos olhos, geralmente amareladas por causa da cor da gordura sob a pele. Esses inchaços são chamados de xantelasma e geralmente não são dolorosos. Eles podem indicar que a gordura está fluindo pela corrente sanguínea.

Outro sinal no rosto é um fino círculo azul, branco ou cinza ao da íris (a parte colorida do olho). O terceiro sinal mais frequente é chamado de oclusão da veia retiniana, que causa olhos esbugalhados.

Geralmente ocorre quando os aglomerados de gordura nos vasos sanguíneos se rompem e obstruem a veia que fornece sangue à retina, causando vazamento de gordura.

Mãos e pernas: É comum o inchaço ao redor dos nós dos dedos, resultando em dor nos tendões. O colesterol alto também pode causar alfinetadas e agulhadas nas mãos e pernas devido ao fluxo sanguíneo limitado para essas áreas.

Unhas: Unhas claras são outro sinal a ser observado, pois podem indicar que o fluxo sanguíneo oxigenado para as mãos está prejudicado.

O colesterol é uma substância gordurosa essencial para o bom funcionamento do corpo. Ele é usado em atividades como digestão, produção de hormônios e construção de células.

No entanto, o excesso de colesterol está associado ao aumento do risco de problemas cardiovasculares como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), doença cardíaca coronária, doença arterial periférica e doença renal crônica.

Existem três tipos de colesterol: O LDL, chamado colesterol ruim; o HDL, conhecido como colesterol bom; e o colesterol total, que é a junção dos dois. O grande risco para a saúde é o aumento do HDL, o colesterol ruim.

Em pessoas saudáveis, os níveis adequados desse colesterol devem estar abaixo dos 130 mg/dL. Em pessoas que apresentam algum quadro de risco, os níveis não deverão ultrapassar os 70 mg/dL.

Níveis elevados de colesterol geralmente são decorrentes de maus hábitos, que incluem fumar, não fazer exercícios e ter uma alimentação ruim. Por outro lado, fatores como genética, uso de medicamentos e condições médicas, como doença renal crônica e diabetes, também influenciam o risco.

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter