Logo Folha de Pernambuco

guerra na ucrânia

A Rússia afirma que capturou tanques Leopard e veículos Bradley na Ucrânia

Segundo nota divulgada pelo ministério da Defesa, os aparelhos de fabricação ocidental foram capturados por soldados russos durante uma batalha

Alemanha autoriza entrega de tanques Leopard para UcrâniaAlemanha autoriza entrega de tanques Leopard para Ucrânia - Foto: Christof Stache / AFP

A Rússia afirmou nesta terça-feira (13) que capturou tanques alemães Leopard e veículos de combate de infantaria americanos Bradley na Ucrânia, ao mesmo tempo que divulgou imagens de soldados russos inspecionando os aparelhos fornecidos por países ocidentais a Kiev.

"Tanques Leopard e veículos de combate de infantaria Bradley. Estes são os nossos troféus. Equipamentos das Forças Armadas ucranianas na região de Zaporizhzhia", afirmou o ministério russo da Defesa em um comunicado.

A nota acrescenta que os aparelhos de fabricação ocidental foram capturados por soldados russos durante uma batalha.

"Alguns veículos estão com os motores ligados, o que indica que a batalha teve curta duração e que as tripulações ucranianas fugiram", afirmou o ministério russo.

Esta é a primeira vez que a Rússia anuncia a captura de tanques Leopard desde que vários países ocidentais enviaram os veículos à Ucrânia.

Kiev pediu aos aliados ocidentais o envio de uma ampla gama de equipamentos militares modernos para ajudar as forças ucranianas a reconquistar grandes faixas de seu território que foram tomadas pelas tropas russas.

O anúncio russo acontece em um momento de combates violentos, em particular no sul da Ucrânia, onde as forças de Kiev iniciaram uma ofensiva contra as primeiras posições ocupadas pelas tropas de Moscou.

Veja também

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos
espanha

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana
diplomacia

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana

Newsletter