Logo Folha de Pernambuco

Rússia

Rússia está disposta a ''continuar respeitando a moratória sobre testes nucleares''

O tratado de 1996 proíbe todos os testes de armas nucleares, embora nunca tenha entrado em vigor porque alguns países importantes

Presidente da Rússia, Vladimir PutinPresidente da Rússia, Vladimir Putin - Foto: Mikhail KLIMENTYEV / POOL / AFP

A Rússia está disposta a “continuar respeitando a moratória sobre os testes nucleares”, apesar de ter revogado a ratificação do tratado que proíbe, afirmou o Ministério das Relações Exteriores nesta sexta-feira (3).

“Temos a intenção de continuar respeitando a moratória sobre testes nucleares estabelecidos há mais de 30 anos”, afirmou o ministério em um comunicado, alertando, no entanto, que se os Estados Unidos realizarem “testes em grande escala”, serão obrigados a fazer o mesmo.

Na véspera, o presidente Vladimir Putin assinou uma lei que revoga a ratificação do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares (TPCE).

No entanto, a Rússia continua a ser "signatária, com todos os direitos e obrigações que isso implica", lembrou o Ministério das Relações Exteriores.

O tratado de 1996 proíbe todos os testes de armas nucleares, embora nunca tenha entrado em vigor porque alguns países importantes – incluindo os Estados Unidos e a China – nunca o ratificaram.

No entanto, no contexto do conflito na Ucrânia, a revogação russa foi vista pelos países ocidentais como um mau sinal.

Para o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, a Rússia deu "um grande passo na direção errada" e por isso instou Moscou a não realizar este tipo de testes.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter