A uma semana da folia de Momo, decoração do Carnaval começa a tomar conta do Bairro do Recife
A identidade visual da festa é assinada pelo arquiteto e ilustrador Adriano Marcusso
A uma semana da abertura oficial da folia de momo na capital pernambucana, a decoração do Carnaval 2023 começa a tomar conta do Bairro do Recife, na área central da cidade.
Além da montagem dos palcos do Marco Zero, da rua da Moeda e do Cais da Alfândega, ruas e pontes recebem bandeirinhas coloridas e a identidade visual da festa, que este ano tem o tema “Voltei Recife com Todos os Carnavais”, e é assinada pelo arquiteto e ilustrador Adriano Marcusso.
A geometrização e a modulação das formas e a paleta de cores contemporânea criam uma linguagem inovadora para a manifestação popular e é inspirada em artistas contemporâneos pernambucanos, a exemplo de Lula Cardoso Ayres e Abelardo da Hora.
A identidade passa por painéis como quebra-cabeças que se encaixam livremente e peças individuais, que transmitem o imaginário da cultura popular local.
De acordo com a Prefeitura do Recife, foram criados cerca de 40 personagens femininos e masculinos, pessoas com deficiência e LGBTQIA+, além de brincantes e brinquedos da cultura popular e do Carnaval de rua.
Leia também
• Restaurada, Igreja de São Pedro reabre para fiéis após o Carnaval
• Gaby Amarantos e Nega do Babado em campanha de combate à violência contra a mulher
• Transfobia é recorrente no Carnaval; Recife e Olinda anunciam campanhas
As quatro pontes de acesso ao Recife Antigo - do Limoeiro, Buarque de Macedo, Maurício de Nassau e Giratória - já estão ganhando os tradicionais pórticos de entrada.
Ainda não há uma previsão de quando a decoração deve ficar pronta.