mundo

Abbas aceita renúncia do governo da Autoridade Palestina

Shtayyeh ocupava o cargo desde 2019

O primeiro-ministro palestino, Mohammad Shtayyeh, anuncia a renúncia de seu governo O primeiro-ministro palestino, Mohammad Shtayyeh, anuncia a renúncia de seu governo  - Foto: Zain Jaafar/AFP

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, que administra parcialmente a Cisjordânia ocupada, aceitou a renúncia que lhe foi apresentada nesta segunda-feira (26) pelo governo liderado pelo primeiro-ministro, Mohammed Shtayyeh, em plena guerra em Gaza.

"O presidente [Abbas] publicou um decreto aceitando esta renúncia e pediu a Mohammed Shtayyeh e ao seu governo que permaneçam no cargo temporariamente até a formação de um novo governo", disse em comunicado a Presidência da Autoridade Palestina, com sede em Ramallah, na Cisjordânia, um território ocupado por Israel desde 1967.

A renúncia de Shtayyeh, chefe do Governo palestino desde a primavera boreal de 2019, aumenta a pressão sobre Abbas para reformar a liderança política palestina para o "pós-guerra" em Gaza.

Nos últimos meses, muitos palestinos criticaram Abbas, de 88 anos, eleito pela última vez em 2005, pela sua "impotência" face à ofensiva israelense contra o movimento islamista Hamas na Faixa de Gaza.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter