Logo Folha de Pernambuco

ESPORTES

Aberto Recife de Tênis conta com nomes nacionais e internacionais

Evento acontece entre 18 e 23 de novembro

Evento acontece em Boa Viagem, entre 18 e 23 de novembroEvento acontece em Boa Viagem, entre 18 e 23 de novembro - Foto: Divulgação

A praia de Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana, será palco do Aberto Recife de Tênis 2024, entre os dias 18 e 23 deste mês. O público poderá acompanhar todas as disputas gratuitamente, basta escolher o dia da partida e adquirir os ingressos por meio do cadastro na plataforma Sympla.

O torneio, que é um marco no calendário esportivo da cidade, contará com disputas nas categorias profissional e amador, em jogos de simples e duplas, para homens e mulheres. Podem participar atletas acima de 16 anos. Com um total de R$ 257 mil em premiações, o evento promete ser um dos mais competitivos e atrativos do ano.

A estrutura do torneio abrigará quatro quadras, sendo uma delas coberta, além de duas arquibancadas, camarote, lounge e uma área de alimentação. O ART 2024, que tem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte de Pernambuco e o patrocínio da Elétron Energy e da Construtora Vale do Ave, a visa fortalecer a modalidade e atrair um público diversificado.

"O Aberto Recife de Tênis tem muita relevância para a modalidade e para a nossa cidade, reforçando a agenda de grandes eventos esportivos. Ao ser realizado em uma área de grande circulação, como a orla de Boa Viagem, ele desperta o interesse de um público mais amplo e diversificado. Isso ajuda a promover o esporte e a atrair novos praticantes, especialmente entre os jovens. Devemos reunir grandes nomes do tênis local e nacional”, destaca Eduardo Couceiro, presidente do Instituto Incentiva, organizador do evento.

As inscrições do Aberto Recife de Tênis devem ser feitas no site oficial do evento e estão vinculadas à doação de uma cesta básica, que serão entregues a instituições de caridade. 

Atletas de destaque na região estarão na disputa
Entre os atletas profissionais confirmados, estão o pernambucano Fernando Albuquerque e o cearense Jackson Xavier.

Fernando Albuquerque é um dos grandes destaques de Pernambuco, com uma carreira marcada por 11 anos como melhor do estado na categoria profissional e mais de 30 títulos pernambucanos. Ele também se sagrou campeão brasileiro em 2014 e semifinalista em uma etapa do circuito da ATP e obtido a posição 28º do Brasil.

Com uma trajetória que inclui participação em competições nacionais e internacionais, Jackson Xavier foi o número 1 do Brasil na categoria 12 anos, com passagens pelo top 5 do ranking sul-americano Cosat e título no Banana Bowl, além de ter sido o número 540 do mundo do ITF Juniors. Atualmente lidera o ranking cearense, posição que ocupa desde 2020 e ocupa a 85ª posição no ranking profissional brasileiro.

Outros nomes confirmados no ART:
Christian Oliveira - Líder do ranking juvenil do Brasil em 2016 e integrante do time do Brasil na Copa Davis em 2018. Entre suas conquistas, estão os títulos de campeão em duplas do ITF World Tennis Tour M15 na Turquia e em Monastir, Tunísia, e vice-campeonatos em torneios do mesmo circuito.

Andrey Barbiero - Tenista jovem com conquistas significativas, como o título do ITF J30 Ambato e mais de 25 títulos pela Federação Paulista. Com o reconhecimento de melhor tenista do estado de São Paulo em 2022 e uma posição de #1527 no ranking ITF, Andrey já disputou torneios internacionais Futures.

Nicole Serraglio - Iniciou sua carreira competitiva aos 11 anos e, aos 17, tornou-se profissional. Aos 18 anos, conquistou seus primeiros pontos na WTA. Com participações em diversos torneios Cosat e do ITF World Tennis Tour, Nicole é uma atleta em ascensão no cenário internacional.

Livia Daud - Tem em seu histórico 11 títulos em torneios nacionais e vitórias no circuito Cosat. No ranking mundial, já acumulou pontos em simples e duplas, destacando-se como uma das melhores atletas do Brasil, com a 5ª posição no ranking da CBT.

Maria Eduarda Lages - Começou no tênis aos 5 anos em um projeto social e construiu uma carreira sólida, representando Minas Gerais na Copa das Federações e liderando o ranking estadual em Santa Catarina. Com pontos no ranking WTA e objetivos ambiciosos de se estabelecer entre as 300 melhores do mundo até 2025, Maria Eduarda busca consolidar sua presença no tênis profissional.

Veja também

Trump nomeia Robert F. Kennedy Jr. como secretário de Saúde
Donald Trump

Trump nomeia Robert F. Kennedy Jr. como secretário de Saúde

G20 Social tem movimentação intensa no primeiro dia: filas para debates e barraquinhas lotadas
EVENTO

G20 Social tem movimentação intensa no primeiro dia: filas para debates e barraquinhas lotadas

Newsletter