Abilio Diniz: Saiba quem são os seis filhos do empresário que morreu em São Paulo
Empresário, que faleceu aos 87 anos neste domingo (18), tem dois herdeiros adolescentes e perdeu um dos mais velhos em 2022
Morto aos 87 anos, em São Paulo, neste domingo, Abilio Diniz era um dos empresários mais importantes e influentes do Brasil nas últimas quatro décadas. Atualmente, ele era o 31º brasileiro mais rico do mundo, com patrimônio estimado em US$ 2 bilhões (R$ 9,9 bilhões, na cotação atual), de acordo com o ranking em tempo real pela Forbes. Agora, a herança se divide entre os membros da família, especialmente os filhos.
O empresário, atualmente, era casado com Geyze Diniz, sua companheira há 20 anos. Com a esposa, Diniz foi pai de dois, Rafaela, de 17 anos, e o caçula, Miguel, de 14.
Antes de iniciar seu relacionamento atual, que o levou ao altar em 2004, o varejista já era pai de outros quatro. Frutos da relação com Maria Auriluce Falleiros, o empresário foi pai de Pedro Paulo Diniz, Ana Maria Diniz, Adriana Diniz e João Paulo Diniz, que morreu em agosto de 2022 após um infarto fulminante em sua casa na cidade de Paraty, no estado do Rio.
Atualmente, a família é grande. Abilio Diniz, além de pai de seis, era avô de 18 netos e bisavô de seis crianças.
Conheça os filhos de Abilio Diniz:
Rafaela e Miguel Diniz
Os caçulas da família, Rafaela e Miguel, frutos do casamento de Diniz com Geyze, ainda são menores. O mais novo, de 14 anos, nasceu quando o pai já tinha 73. Já a mais velha, atualmente com 17 anos, em publicações nas redes sociais da mãe, aparece cantando em um evento para familiares e amigos, em setembro.
"Ontem nossa filha Rafaela fez o seu primeiro pocket show para familiares e amigos. Quanto orgulho! Lembro de suas primeiras aulinhas de música, ainda bebê, quando tinha apenas 1 ano", escreveu Geyze.
Ana Maria Diniz
A primogênita Ana Maria Diniz, de 63 anos, é a primeira filha do empresário com Maria Auriluce Falleiros. Nascida quando o pai tinha 24 anos, ela é casada com Luiz Felipe D'Avila, político filiado ao Partido Novo. Além disso, é mãe de quatro filhos e tem quatro netos.
Leia também
• Abilio Diniz imprimiu estilo competitivo à vida e aos negócios
• Incansável, inspirador e brilhante: empresários e executivos lamentam morte de Abilio Diniz
• Geyze Diniz, esposa de Abilio, lamenta a morte do marido: "Faltam palavras e me sobra dor"
Ana Maria iniciou a carreira no Grupo Pão de Açúcar, onde passou 17 anos e fundou, nos anos 90, o Instituto Pão de Açúcar. Em 2003, a empresária deixou o grupo da família, abrindo uma consultoria própria, a Axialent, onde trabalhou por 10 anos. Atualmente, atua como presidente do Insituto Península, também fundado por ela.João Paulo Diniz
O segundo filho de Abilio com Mariluce foi João Paulo, foi um investidor e empresário, que morreu em 2022, aos 58 anos, após um infarto. Ele deixou quatro filhos e a esposa, Ana Garcia. Na ocasião, o pai se manifestou nas redes sociais, e afirmou ter sofrido o "golpe mais duro" de sua vida, com o falecimento do filho.
"Ontem a vida me deu o golpe mais duro que eu poderia receber e eu estou completamente sem chão. A dor que eu sinto é inexplicável. Meu filho João Paulo me deixou aos 58 anos, invertendo a lei natural da vida", escreveu Diniz.
Assim como o pai, João Paulo Diniz era amante dos esportes. Horas antes de passar mal em casa, o empresário havia saído para correr. O filho do milionário tinha um diagnóstico de hipertrofia no miocárdio desde os 28 anos, segundo o colunista do GLOBO Lauro Jardim. A doença foi relatada no livro de Abílio Diniz "Caminhos e escolhas", lançado em 2004.
João Paulo foi fundador da Componente, empresa de investimentos que administrava seus negócios. Ele também fez parte do Grupo Pão de Açúcar na década de 1990, e era sócio de restaurantes em São Paulo e academias de ginástica.
Em 2001, João Paulo Diniz passou por um acidente aéreo no litoral de São Paulo. O helicóptero onde ele estava, ao lado da então namorada, a modelo Fernanda Voguel, caiu. Ele e o co-piloto sobreviveram. Ela não resistiu aos ferimentos.
Pedro Paulo Diniz
Nos anos 90, Pedro Paulo, hoje com 53 anos, despontou como promessa para o automobilismo brasileiro na Fórmula 1. Entre 1995 e 2000, foram 98 corridas por quatro equipes diferentes (Forti, Ligier, Arrows e Sauber). Somou apenas 10 pontos, mas terminou 26 corridas entre os 10 primeiros – em uma época em que apenas os seis primeiros somavam pontos.
Apesar do avanço na competição, ele viveu alguns acidentes preocupantes, que o afastaram dos volantes. Mesmo fora das pistas, ele chegou a trabalhar nos bastidores, mas acabou se aposentando no mundo da corrida em 2001.
Atualmente, longe dos holofotes, Pedro administra sua fazenda, a Fazenda da Toca, na cidade de Itirapina (SP), a 200km da capital. No recanto, ele vive com a esposa Tatiane Floresti e os dois filhos doi casal.
Nas últimas décadas, Pedro Paulo está na dianteira em práticas agrícolas sustentáveis e produtos orgânicos, combinando agropecuária e preservação ambiental. Pedro é sócio da Rizoma Partners, empresa que busca mudar o paradigma da agricultura, promovendo produção eficiente que olha os indicadores ambientais.
Adriana Diniz
Adriana, de 55 anos, não se envolveu com os negócios da família. A filha de Diniz leva uma vida privada, distante dos holofotes. Ela foi casada com Marcelo Abrão, dono da marca de roupas masculinas Y/Man (antiga Yatchsman), e é mãe de seis filhos