Logo Folha de Pernambuco

CONCURSO

Abstenção nas provas do 'Enem dos Concursos' foi de mais de 50%, diz ministra da Gestão

Os dados definitivos vão ser divulgados na segunda-feira, 19. O concurso oferece 6.640 vagas permanentes em 21 órgãos do governo federal

Esther: "Está dentro da nossa expectativa comparando a outros concursos públicos deste tamanho" DweckEsther: "Está dentro da nossa expectativa comparando a outros concursos públicos deste tamanho" Dweck - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Leia também

• Após três meses de adiamento, candidatos realizam provas do Concurso Nacional no Recife

• Lula: concurso que estamos fazendo supre deficiência de mais de dezenas de anos

A abstenção nas provas do CNU (Concurso Nacional Unificado), o "Enem dos Concursos", realizadas neste domingo, 18, foi de 52% a 53%. O concurso teve 2,1 milhões de inscritos, e cerca de 1 milhão fizeram a prova. Os dados foram divulgados por Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Segundo ela, os dados definitivos vão ser divulgados na segunda-feira, 19. O concurso oferece 6.640 vagas permanentes em 21 órgãos do governo federal.

Embora a participação preliminar represente uma taxa de abstenção de cerca de 52% a 53%, em coletiva de imprensa, Esther celebrou o resultado e afirmou que a ausência está dentro do que era esperado pela pasta.

"Está dentro da nossa expectativa comparando a outros concursos públicos deste tamanho", destacou. "Foi uma surpresa positiva dada a envergadura deste concurso. Tem que lembrar que estamos falando de pessoas que provavelmente nunca tinham feito um concurso federal", disse a ministra.

A menor abstenção foi registrada no Distrito Federal, enquanto a maior, no Ceará, mas ela não revelou os percentuais exatos.

Em relação aos blocos, o de número 8, de nível médio e técnico, cujo número de inscrições era o maior de todos os blocos (694 mil), foi o com maior número de faltas. Na outra ponta, o bloco 3, Ambiental, Agrário e Biológicas, teve maior participação, segundo a pasta.

Dividido em oito blocos de conteúdo, o CNU foi realizado neste domingo em dois turnos. Pela manhã, os candidatos realizaram as provas de conhecimentos gerais e discursiva - para nível superior - e português e redação, para nível médio.

À tarde, os candidatos de nível intermediário fizeram provas de noções de direito, matemática e realidade, e os demais, provas de conhecimentos específicos.

O concurso foi aplicado em 228 cidades. Esther também celebrou a participação do público, afirmando que a prova registrou inscrições de praticamente todos municípios brasileiros - apenas 10 cidades não registraram inscrição, segundo a ministra.

De acordo com a pasta, não houve intercorrências graves registradas pelo governo federal. Alguns locais de prova sofreram com falta de luz, mas sem que atrapalhasse a realização do concurso, de acordo com Esther.

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter