Logo Folha de Pernambuco

Conscientização

Ação do Detran-PE simula disputa entre motoristas e ciclistas para promover respeito no trânsito

A ação acontece nesta quinta-feira (19), das 11h às 14h, no estacionamento do Centro de Artes e Cultura de Igarassu

Ciclovia Graça AraújoCiclovia Graça Araújo - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

Ciclistas e motoristas disputam diariamente espaço nas vias, principalmente nos grandes centros urbanos. Uma relação nem sempre tão amigável. Diante da questão, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) criou uma operação voltada para sensibilizar os motoristas sobre a necessidade de respeitar a distância lateral regulamentar entre veículo e ciclista, além de seguir outras medidas de segurança.

A ação acontece nesta quinta-feira (19), data que se comemora o Dia do Ciclista, das 11h às 14h, no estacionamento do Centro de Artes e Cultura de Igarassu (27 km do Recife), desenvolvida numa parceria entre a Coordenação de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE com a Prefeitura de Igarassu com o apoio da Diretoria de Fiscalização.            

Durante a atividade, motoristas serão convidados a ocuparem bicicletas e serão colocados na mesma situação vivenciada pelos ciclistas quando ultrapassados por veículos. Enquanto pedalam, um veículo passará ao lado, a 1,5m, distância considerada segura. 
 

Logo em seguida, passará bem mais próximo, seguindo os protocolos de segurança, para que os motoristas vivenciem a mesma sensação que os ciclistas sentem quando não respeitam a distância lateral regulamentar. Haverá distribuição de brindes com todos os participantes e serviço de apoio aos ciclistas que circulam pelo local.

Os ciclistas, junto com os pedestres, são os mais vulneráveis no trânsito. A ação do Detran-PE busca contribuir para uma mudança de conceito em que motoristas de carros e ônibus passem a respeitar quem estiver nas ruas.

Em Pernambuco, por exemplo, os ciclistas têm conquistado relevância no trânsito com a evolução na implantação de ciclovias, além de contribuírem para um trânsito mais seguro e sustentável. A rua é de todos. Pedestres, ciclistas, motociclistas, carros e ônibus.

Entre as atitudes que integram uma postura segura para ciclistas e pedestres, está o uso da seta para sinalizar conversões, que também será abordada na operação. Com tal atitude é possível saber a direção que o veículo vai seguir veículo e definir o momento correto para atravessar ou parar, tanto para ciclistas, quanto para pedestres. 

O evento, que também tem parceria com o Departamento de Trânsito de Igarassu (Depatran), Guarda Municipal, Itamaracá Transportes e grupos de ciclistas do município, vai contar ainda com artistas educadores da Liga do Trânsito da cidade e o Detran Itinerante, caminhão equipado e com infraestrutura para atividades externas.       

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter