Logo Folha de Pernambuco

SEMANA DA TONTURA

Ação gratuita oferece orientação sobre tontura no Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife

Na próxima quinta-feira (25), das 7h às 11h, médicos otorrinolaringologistas e uma equipe interdisciplinar de saúde estarão no parque para orientar e encaminhar a população conforme a necessidade

Parque da Jaqueira, no RecifeParque da Jaqueira, no Recife - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Em celebração à Semana Nacional da Tontura, comemorada de 22 a 26 de abril, na próxima quinta-feira (25), das 7h às 11h, uma ação gratuita no Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife, oferecerá orientações e encaminhamentos para a público que passar pelo local. A ação contará com médicos otorrinolaringologistas e uma equipe interdisciplinar de saúde.

O evento é promovido pelo departamento de otoneurologia da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 30% da população do planeta é afetada por problemas de tontura, na maioria das vezes ocasionado por complicações no labirinto. A tontura, muitas vezes, é tratada apenas como um mal-estar passageiro, mas pode ser um indicativo de mais de 60 enfermidades. Estudos da ABORL-CCF indicam que 45% dos idosos convivem com o problema.

Atenção aos sintomas
O otorrinolaringologista e especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Medicina do Sono, Cleydson Oliveira, do Instituto Rezende de Oliveira, explica que os sintomas não podem ser ignorados.

“A tontura ou a falta de equilíbrio pode ser indício de ansiedade ou até mesmo um problema mais sério. A gente sempre alerta para a necessidade de verificar esses sintomas e identificar os reais fatores. Uma tontura aguda, com vertigem e náuseas, por exemplo, pode ser um sintoma de AVC. É importante não deixar para depois”, reforça o otorrino.

 

Segundo a otorrinolaringologista Lívia Noleto, especialista em zumbido e otoneurologia pela Universidade de São Paulo (USP), nem toda tontura é labirintite.

“É muito comum ao sentir tonturas, as pessoas creditarem esse sintoma a uma labirintite, mas reforço que isso precisa ser desmistificado. Afinal, existem diferentes doenças de labirinto” – explica a médica, que também é mestre em otorrinolaringologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e membro do departamento de otoneurologia da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia (ABORLCCF).

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter