Ação Inverno 2022 no Recife tem investimento 50% maior em relação ao ano passado
Período maior de chuvas no Recife começa em abril
A Prefeitura do Recife apresentou a nova Ação Inverno 2022 nesta quinta-feira (10). Com investimento de R$ 148 milhões - valor 50% maior do que o do ano passado -, o plano vai envolver mais de 3 mil profissionais e nove secretarias e órgãos municipais.
Com o lema “Proteção antes, durante e depois do período de chuvas”, coberturas de pontos de risco, recuperação e criação de novas obras de infraestrutura, limpeza de canais e aplicações de lonas plásticas já vêm sendo realizadas desde o início do ano e seguirão para garantir um inverno seguro (veja no infográfico).
“São R$ 148 milhões e isso representa o maior volume de investimento da preparação do Recife para o período de inverno. São obras de barreiras, drenagens, de mitigação de pontos críticos de alagamento, limpezas de canais, novas drenagens, um conjunto de ações que representam o real significado desse número, as vidas que serão protegidas”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos.
De acordo com ele, as áreas de maiores riscos foram investigadas pela Defesa Civil e escolhidas para receberem as mudanças necessárias para torná-las mais seguras para a sociedade.
“Serão realizadas obras de recuperação e requalificação de escadarias, implantação de grandes obras coletivas que requerem investimento, mil obras do Parceria também serão entregues. São obras menores, mas que também garantem a segurança de milhares de vidas, além de ações como implantação de corrimãos, limpeza de canais e serviços de manutenção", explicou a secretária de infraestrutura do Recife, Marília Dantas.
Segundo a secretária, os esforços começaram antes do tempo para que, com o início de abril, mês no qual as chuvas passam a ser mais frequentes, a população da cidade se sinta segura. Visando à integração dos moradores, projetos como o Parceria, que consiste em uma atuação em conjunto da Prefeitura e das pessoas, continuarão por todo o ano segundo Marília Dantas. A previsão é de que mais de mil obras sejam feitas apenas através dessa ação.
Leia também
• Animais costumam mudar depois que seus tutores morrem
• Dom Fernando Saburido alerta sobre golpe usando seu nome
• Agamenon Magalhães ganhará ciclovia para ligar Zona Norte à Zona Sul do Recife
Como medidas de proteção antecipada para as chuvas, mais de 10 mil ações “porta a porta” foram realizadas em 2022 de acordo com a prefeitura. Nessa ação, a Defesa Civil fala com cada família ou proprietário sobre os riscos que as grandes chuvas proporcionam, além de apresentar soluções. Também foram feitos atendimentos com cerca de 2.500 estudantes do município para criar conscientização.
Com a previsão de chuvas, 34 mil famílias que habitam em locais vulneráveis recebem mensagens de alerta e orientação preventiva. Para além disso, também se põem em regime de plantão, unidades da Defesa Civil e a disponibilidade de 24h para ligações no 0800 081 3400 ou através do aplicativo Whatsapp.
O secretário executivo da Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar, alertou sobre o que a população deve fazer caso se preocupe com a área em que vive: “A pessoa deve ter atenção e conhecer o seu grau de vulnerabilidade, a primeira coisa é solicitar uma vistoria da Defesa Civil, entrar em contato para analisarmos os graus de risco de cada local; levamos as práticas seguras e orientações para as pessoas”.