Logo Folha de Pernambuco

direitos humanos

Em Pernambuco, ministra Macaé Evaristo assina termos de compromisso com pautas sociais

Termos de compromissos foram assinados entre a ministra de Direitos Humanos e a governadora de Pernambuco

Ministra Macaé Evaristo em agenda no RecifeMinistra Macaé Evaristo em agenda no Recife - Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco

Em sua primeira agenda pública desde que tomou posse como ministra de Direitos Humanos e Cidadania, na última sexta-feira, a assistente social mineira Macaé Evaristo dos Santos assinou, com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), dois termos de compromisso com pautas sociais. 

O primeiro assegura a adesão do Estado ao Novo Plano Viver Sem Limite. A ideia é definir políticas públicas permanentes para pessoas com deficiência. Pernambuco é o sétimo Estado do Nordeste a aderir à iniciativa, já seguida por Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba e Piauí. 

Existem R$ 6,5 bilhões disponíveis para todo o Brasil. Não há valor definido por Estado. Depende dos projetos a serem  apresentados pelos gestores.

O outro termo contempla a população em situação de rua, no chamado Plano Nacional Ruas Visíveis. No ano passado, o Governo Federal anunciou um investimento inicial de R$ 982 milhões para todo o Brasil.

O Estado do Acre foi o primeiro a abraçar a proposta, em execução também nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM) e o Rio de Janeiro (RJ). O Recife, segundo o Observatório Nacional dos Direitos Humanos, tem aproximadamente 2,2 mil pessoas vivendo nas ruas.

A solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira (1º), no Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife.

Pluralidade
“A gente não será uma república democrática enquanto houver excluídos da própria existência”, ressaltou a ministra.

E referendou que um país que olha para a população com deficiência olha para todos. "Uma cidade acessível é acessível a todos e todas. A gente precisa olhar para o Brasil na sua pluralidade”, reforçou, destacando a importância dos dois projetos. 

Macaé Evaristo enfatizou a necessidade de compreender os desafios e trabalhar para que a articulação seja efetiva e todas as metas definidas pelos governantes se concretizem. “Nossa tarefa é o Ubuntu, que na língua africana significa humanidade para todos, todas e todes”, pontuou.

A governadora destacou a importância das duas pautas - população de rua e com deficiência. “Pode ser comum, mas não é normal. Não dá para conviver com tamanha indignidade. Gente que não sabe se vai comer, gente que vive nas ruas, clamando pelos seus direitos”, sublinhou.

Equipamentos
O secretário de Ação Social do Estado, Carlos Braga, lembrou que, em janeiro de 2023, quando a governadora assumiu o Executivo estadual, não havia equipamentos que dessem dignidade à população de rua.

Informou que o Estado criou o sistema de cofinanciamento para criação e manutenção de novos centros POP, unidades que abrigam moradores de rua. “Começamos com oito espaços, hoje são 13 e queremos atingir 16 até o fim do ano”, prospectou.

A secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joanna Figueirêdo, observou que a adesão a esses programas vai potencializar  ações e políticas públicas na área social.

"Assim como o governo federal envolve diversos ministérios em torno dessa pauta, no âmbito estadual também teremos essa intersetorialidade. Vamos manter a articulação com os municípios e realizar o monitoramento”, explicou.

Autodescrição
Dirigindo-se a um público com deficiências diversas, quem se pronunciou fez antes uma autodescrição. A ministra e a governadora esqueceram. Raquel Lyra disse ao final da cerimônia que chegou a ensaiar. "É a falta de costume, mas nós vamos aprendendo."

Também participaram da solenidade a vice-governadora Priscila Krause, secretários de Estado, os deputados estaduais João Paulo Lima e Silva e Rosa Amorim, ambos do PT, além de representantes da sociedade civil.

Veja também

Veja 4 mitos e verdades sobre os hábitos alimentares dos gatos
Folha Pet

Veja 4 mitos e verdades sobre os hábitos alimentares dos gatos

Europa registra primeira extinção provável de uma ave desde que existem controles
Extinção

Europa registra primeira extinção provável de uma ave desde que existem controles

Newsletter