Logo Folha de Pernambuco

Irã

Acordo sobre programa nuclear iraniano estaria 'próximo'

Junto com China, Irã e Rússia, os membros do E3 participam desde novembro da última rodada de negociações na capital austríaca

Armamento nuclearArmamento nuclear - Foto: KNS/AFP

Um acordo entre o Irã e as potências ocidentais para retomar o acordo nuclear iraniano de 2015 estaria "próximo", disse a missão do Reino Unido nesta sexta-feira (4), no auge das negociações em Viena. 

"Estamos próximos. Os negociadores do E3 [França, Reino Unido e Alemanha] deixam Viena brevemente para consultar seus ministros", escreveu a diplomata britânica Stephanie Al Qaq no Twitter.

Junto com China, Irã e Rússia, os membros do E3 participam desde novembro da última rodada de negociações na capital austríaca, enquanto os Estados Unidos o fazem indiretamente.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir Abdollahian, afirmou hoje que está disposto a viajar para Viena se um acordo for alcançado.

Karl Nehammer, chefe do governo austríaco, disse sobre a presença do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, que recebeu "sinais muito positivos de que participará" se um acordo for alcançado. 

O acordo de 2015 desmoronou quando os Estados Unidos deixaram o pacto em 2018 sob a presidência de Donald Trump, restabelecendo suas sanções. Em resposta, o Irã começou a desrespeitar muitas das restrições a suas atividades nucleares.

Veja também

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos
espanha

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana
diplomacia

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana

Newsletter