Acordo sobre programa nuclear iraniano estaria 'próximo'
Junto com China, Irã e Rússia, os membros do E3 participam desde novembro da última rodada de negociações na capital austríaca
Um acordo entre o Irã e as potências ocidentais para retomar o acordo nuclear iraniano de 2015 estaria "próximo", disse a missão do Reino Unido nesta sexta-feira (4), no auge das negociações em Viena.
"Estamos próximos. Os negociadores do E3 [França, Reino Unido e Alemanha] deixam Viena brevemente para consultar seus ministros", escreveu a diplomata britânica Stephanie Al Qaq no Twitter.
We are close. E3 negotiators leaving Vienna briefly to update Ministers on state of play. Ready to return soon. #ViennaTalks #EndgameViennaTalks
— Stephanie Al-Qaq (@salqaq) March 4, 2022
Junto com China, Irã e Rússia, os membros do E3 participam desde novembro da última rodada de negociações na capital austríaca, enquanto os Estados Unidos o fazem indiretamente.
Leia também
• Brasil faz acordo para associação a centro europeu de pesquisa nuclear
• Londres pede reunião urgente na ONU após ataque à usina nuclear ucraniana
• Presidente ucraniano acusa Rússia de recorrer ao 'terror nuclear'
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir Abdollahian, afirmou hoje que está disposto a viajar para Viena se um acordo for alcançado.
Karl Nehammer, chefe do governo austríaco, disse sobre a presença do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, que recebeu "sinais muito positivos de que participará" se um acordo for alcançado.
O acordo de 2015 desmoronou quando os Estados Unidos deixaram o pacto em 2018 sob a presidência de Donald Trump, restabelecendo suas sanções. Em resposta, o Irã começou a desrespeitar muitas das restrições a suas atividades nucleares.