Logo Folha de Pernambuco

Nova escultura

Açude de Apipucos ganha escultura em homenagem às capivaras

Obra do artista plástico Demétrio Albuquerque Silva Filho faz parte do Circuito de arte das águas do Recife

Açude de Apipucos ganha escultura em homenagem às capivaras Açude de Apipucos ganha escultura em homenagem às capivaras  - Foto: Edson Holanda/PCR

O Açude de Apipucos, localizado na Zona Norte do Recife, ganhou uma escultura em homenagem às capivaras, nesta sexta-feira (3). A obra “Kapi'wara”, do artista plástico Demétrio Albuquerque Silva Filho, é uma escultura com três peças fixadas sobre uma balsa flutuante e ancorada no açude com iluminação interna, acesas à noite junto com a iluminação pública, que carrega um painel solar pra geração de energia.

As peças das capivaras são feitas em resina cristal e fibra de vidro, translúcidas, coloridas com pigmento, com tratamento UV, fixadas ao piso por parafusamento inox. De acordo com a Prefeitura do Recife, o valor destinado foi de R$ 242 mil, recurso de mitigação ambiental oriundo do projeto  “Circuito de arte das águas do Recife”, coordenado pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS). 

Circuito de Águas do Recife

Segundo a gestão municipal, o Circuito tem como objetivo promover a instalação de obras de artistas nascidos ou residentes em Pernambuco, buscando valorizar os espaços públicos ligados às águas da cidade do Recife.

Ainda de acordo com a Prefeitura do Recife, o projeto visa instalar obras de arte em diferentes lugares ligados às águas fluviais da cidade – rios, riachos, açudes e lagoas –, a ser suportado pelo Plano de Mitigação Ambiental sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. 

 

 

Veja também

Diplomação de Trump 4 anos após invasão do Capitólio é teste para democracia dos EUA
ESTADOS UNIDOS

Diplomação de Trump 4 anos após invasão do Capitólio é teste para democracia dos EUA

Entenda as diferenças no funcionamento dos cérebros de pessoas destras e canhotas
SAÚDE

Entenda as diferenças no funcionamento dos cérebros de pessoas destras e canhotas

Newsletter