Logo Folha de Pernambuco

Bloco militar

Adesão da Ucrânia à Otan será "uma hora e 20 minutos" após fim de guerra, brinca Biden

Declaração do presidente americano foi feita durante encontro bilateral com Zelensky

Biden e Zelensky nesta quarta (12)Biden e Zelensky nesta quarta (12) - Foto: Paul Ellis / Pool / AFP

O presidente norte-americano Joe Biden disse, em tom de brincadeira, que a adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) levaria "uma hora e 20 minutos" após o fim da guerra no Leste Europeu. A declaração foi feita a repórteres nesta quarta-feira (12) durante um encontro bilateral com o líder ucraniano Volodymyr Zelensky às margens da cúpula da aliança militar em Vilna, capital da Lituânia.

— Sua resiliência e sua determinação têm sido um exemplo para o mundo inteiro ver — elogiou Biden na presença de repórteres — Estou ansioso pelo dia em que teremos a reunião que celebrará sua adesão oficial à Otan.

Biden, que na última sexta-feira autorizou o envio de bombas de fragmentação a Kiev, buscou tranquilizar Zelensky sobre a continuidade do apoio às defesas ucranianas mesmo com o país de fora da aliança.

— Prometo a vocês que os Estados Unidos estão fazendo tudo o que podem para conseguir o que vocês precisam — disse Biden.

A declaração desta quarta acontece poucos dias após o presidente dos Estados Unidos afirmar, em entrevista à CNN americana, que a Ucrânia não está pronta para ingressar na Otan — indo na contramão das ambições de Zelensky, que via na cúpula uma oportunidade de acelerar a adesão, solicitada em 2002.

— Não creio que haja unanimidade na Otan quanto a trazer ou não a Ucrânia para a aliança da Otan agora, neste momento, no meio de uma guerra — disse Biden na entrevista, publicada no domingo, antes dele embarcar para a capital lituana. — Estaríamos em guerra com a Rússia, se esse fosse o caso.

Durante a cúpula, os líderes dos Estados-membros concordaram que "o futuro da Ucrânia está na aliança", assegurou o secretário-geral, Jens Stoltenberg. Zelensky, por outro lado, chegou a classificar como "absurdo" o fato de a Otan ainda não ter estabelecido um cronograma para o país entrar na aliança, liderada pelos EUA.

A entrada na aliança militar do Ocidente, que se expandiria no Leste Europeu, foi um dos motivos apontados pela Rússia para justificar a invasão ao território ucraniano em fevereiro de 2022. Antes da guerra, o presidente russo Vladimir Putin exigiu um compromisso por parte da Otan de que Kiev não seria admitido. Na recente entrevista à CNN, Biden alegou ter recusado o pedido russo pela entidade ter "uma política de portas abertas".

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter