guerra na ucrânia

Adiada reunião EUA-Rússia sobre tratado de desarmamento nuclear New Start

O adiamento coincide com o nono mês da ofensiva russa na Ucrânia

Guerra na UcrâniaGuerra na Ucrânia - Foto: Handout / State Emergency Service of Ukraine / AFP

A reunião que aconteceria entre russos e americanos para discutir a possível retomada de suas inspeções no âmbito do Tratado de Desarmamento Nuclear New Start foi adiada por tempo indeterminado – anunciou a diplomacia russa nesta segunda-feira (28).

"Inicialmente prevista (para acontecer) no Cairo de 29 de novembro a 6 de dezembro, a sessão da comissão consultiva bilateral sobre o tratado russo-americano não ocorrerá nas datas indicadas", declarou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, citado pela agência de notícias TASS.

"O evento foi adiado para uma data posterior", acrescentou.

O adiamento coincide com o nono mês da ofensiva russa na Ucrânia, em um contexto tenso entre Moscou e países ocidentais.

A última reunião dessa comissão foi em outubro de 2021.

O Tratado New Start é o mais recente acordo nuclear bilateral entre os dois países. Assinado em 2010, limita os arsenais das duas potências a um máximo de 1.550 ogivas cada, ou seja, uma redução de cerca de 30% em relação ao limite anterior estabelecido em 2002.

O New Start também limita o número de lançadores e bombardeiros pesados a 800, número que ainda é suficiente, porém, para destruir a Terra várias vezes.

Em janeiro de 2021, o presidente russo, Vladimir Putin, concordou em estender a validade do tratado por cinco anos, até 2026.

Veja também

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão
Horário de verão

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Mais de 1.300 incêndios arrasaram florestas do Equador em menos de um mês
Equador

Mais de 1.300 incêndios arrasaram florestas do Equador em menos de um mês

Newsletter