Logo Folha de Pernambuco

Russia

Adiado processo de difamação contra opositor russo Navalny

Navalny, que pode ser condenado a pagar uma multa, além de uma pena de até cinco anos de prisão neste processo, denuncia uma acusação política

Opositor do governo Russo, Navalny, sendo escoltado pela polícia em MoscouOpositor do governo Russo, Navalny, sendo escoltado pela polícia em Moscou - Foto: Alexander Nemenov/AFP

A Justiça russa adiou para 5 de fevereiro um julgamento por difamação contra Alexei Navalny - informou a advogada do oponente russo nesta quarta-feira (20).
 
"A corte adiou hoje (quarta-feira) a audiência de difamação, porque Alexei Navalny está detido e não foi transferido (para o tribunal)", disse a advogada Olga Mikhailova à AFP. 
 
Navalny foi detido no domingo (17), logo ao desembarcar em Moscou, procedente da Alemanha. Ele se encontrava em tratamento em Berlim, após o envenenamento sofrido em agosto passado. 
 
Desde então, permanece preso, sozinho em sua cela, por 14 dias, de acordo com as medidas sanitárias contra a covid-19.
 
No caso adiado nesta quarta, o líder da oposição é acusado de divulgar "injúrias" sobre um ex-combatente que havia apoiado um referendo constitucional que reforçou os poderes de Putin.


Navalny, que pode ser condenado a pagar uma multa, além de uma pena de até cinco anos de prisão neste processo, denuncia uma acusação política. 
 
Em 2 de fevereiro, ele também deve comparecer à Justiça por ter violado as condições de sua pena sob sursis de 2014. Esta infração é a causa de sua detenção, na última segunda-feira (18), ao chegar a Moscou.

 

Veja também

Newsletter