Logo Folha de Pernambuco

Internacional

Adolescente morre durante repressão contra manifestações no Sudão

Jovem é a 89ª vítima em cinco meses de repressão após golpe de Estado militar

Um adolescente morreu durante uma manifestação contra o golpe de Estado militar do general Abdel Fatah al BurhanUm adolescente morreu durante uma manifestação contra o golpe de Estado militar do general Abdel Fatah al Burhan - Foto: AFP

Um adolescente morreu de um disparo, nesta segunda-feira (21), no Sudão, informou o coletivo de médicos pró-democracia, durante uma manifestação contra o golpe de Estado militar do general Abdel Fatah al Burhan.

Trata-se da 89ª vítima em quase cinco meses de repressão violenta no país da África Oriental, segundo a mesma fonte.

"Babiker al Rashid, de 17 anos, foi morto em Omdurman [cidade-gêmea da capital Cartum] ao ser atingido no peito por um disparo [...] das forças de segurança", informou o Comitê Central de Médicos Sudaneses em uma nota.

Desde o golpe de Estado cometido pelo general Burhan, em 25 de outubro de 2021, milhares de manifestantes têm realizado protestos pelas ruas das grandes cidades do país. 

O golpe de Estado pôs fim a um acordo frágil para a divisão de poderes entre civis e militares, depois que o exército derrubou em 2019 o ex-presidente Omar al Bashir, que comandava o país há quase três décadas. 

Nesta segunda-feira, diversos protestos foram organizados na capital Cartum e em seus arredores. Segundo testemunhas, as forças de segurança usaram gás lacrimogênio para dispersar os manifestantes, que pediam o estabelecimento de um governo civil.

Veja também

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia
Combate

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia

Newsletter