Adolescente tenta assaltar ônibus e é baleado por passageiro no Centro do Recife
Passageiro se apresentou como policial. Adolescente estava acompanhado de um homem de 22 anos, que terminou preso
Uma tentativa de assalto a um ônibus no Centro do Recife terminou com um baleado, no final da tarde de quinta-feira (4).
Um dos envolvidos na investida criminosa era um adolescente, que foi alvejado por um passageiro do coletivo. Esse passageiro se apresentou como policial.
O adolescente estava acompanhado de um homem de 22 anos, que também tentou assaltar o veículo, que operava a linha 116 - Circular (TI Recife/Príncipe).
O coletivo circulava entre os bairros de São José e Santo Antônio, área central do Recife, no momento da ação criminosa.
Segundo informações da TV Guararapes, a dupla embarcou no ônibus e pulou a catraca, na altura do Cais de Santa Rita. O assalto foi anunciado na avenida Guararapes. Eles portavam um simulacro de arma de fogo.
Leia também
• Suspeitos são alvos de mandados no Recife por "golpe do intermediário" que movimentou R$ 1,5 milhão
• Festa do Carmo altera trânsito e itinerários de 31 linhas de ônibus no Recife; confira as mudanças
O motorista levou o ônibus para a Central de Plantões da Capital (Ceplanc), no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife, onde prestou depoimento.
"Um dos passageiros reagiu e acertou no abdômen do menor e logo em seguida desceu do ônibus, tomando destino ignorado. Foi encontrado com a dupla um simulacro de arma de fogo, objeto este que eles usaram para realizar o assalto", informou a Polícia Militar, por meio de nota.
O caso aconteceu pouco mais de dois meses após outro assalto de grande repercussão na mesma região da cidade. No começo de maio, o estudante da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Gean Carlos Lopes Júnior reagiu a um assalto a ônibus na avenida Guararapes e foi esfaqueado.
Gean chegou a ser socorrido para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, também na área central da capital pernambucana. Ele, no entanto, não resistiu aos ferimentos e morreu.
Hospital e delegacia
O adolescente ferido na quinta-feira foi encaminhado para o Hospital da Restauração (HR). As primeiras informações indicam que ele deu entrada no bloco cirúrgico da unidade de saúde.
Já o homem de 22 anos foi levado para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Cordeiro, na Zona Oeste do Recife.
Posteriormente, foi transferido para o Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), na Boa Vista, área central do Recife.
"Após a aplicação dos procedimentos administrativos, encaminhado para a audiência de custódia, ficando à disposição da justiça", disse a Polícia Civil sobre o homem de 22 anos.
O caso foi registrado pela Polícia Civil como roubo.
PM promete reforçar policiamento
Em nota, a Polícia Militar afirmou que o batalhão responsável pela área onde aconteceu o assalto emprega, diariamente, um trio de motopatrulhamento, duas guarnições ordinárias e o Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati).
Os agentes "executam rondas com abordagens no ponto mencionado e vizinhança". Em junho, houve, no bairro de Santo Antônio, uma redução de 92% nos crimes contra o patrimônio, quando comparado com o mesmo período do ano passado.
"Mesmo assim, a presença do policiamento será reforçada na área, para coibir novas investidas como a citada pela reportagem", completou a corporação.