Logo Folha de Pernambuco

Direito

Advogado especialista em direito imobiliário: o que faz e quanto ganha?

Foto: Pixabay

O advogado imobiliário atua diretamente em todas as questões que envolvam Imóveis. Por exemplo, compra e venda de casas, apartamentos, salas comerciais, aluguéis e outras demandas.

No entanto, algumas vezes, as questões dos imóveis podem se cruzar com outros ramos do direito. Como o Direito Societário e o Direito de Família.  

Afinal, muitos Imóveis são propriedades de uma sociedade empresarial. Enquanto que outros podem ser até alvos de disputas em família. O que faz do direito imobiliário uma área de ampla atuação.

Acompanhe. 

Como atua o advogado especialista em direito imobiliário?
O advogado que trabalha com direito imobiliário cuida de todo o processo de negociação para aquisição ou venda de imóveis. Portanto, deve estar presente desde as fases de negociação, até a finalização dos procedimentos legais.

Mas, essa não é a sua única função. Pois, esse profissional também pode trabalhar com consultoria e assessoria Jurídica em diversas questões. Ele pode auxiliar na elaboração de uma carta de anuência, por exemplo, ou pode auxiliar um advogado de família em um divórcio.

Um caso muito comum, por exemplo, é a assessoria  prestada para a elaboração de contratos de aluguel. Uma segurança jurídica para locatários e locadores.

O advogado especialista em direito imobiliário pode estar presente até mesmo em inventários

Como mencionamos, são muitas as situações onde imóveis podem estar envolvidos. Logo, pode haver a necessidade desse tipo de advogado em processo de inventários de imóveis.

Isso acontece porque muitos Imóveis que fazem parte de inventários podem estar com a situação irregular. O que torna imprescindível deixar esse imóvel com a situação em dia na justiça para a partilha.

Algumas vezes, o imóvel precisa ser vendido para que o montante seja repartido entre o verdadeiro. E mais uma vez o advogado imobiliário é útil do início ao fim do processo de compra e venda desse imóvel. 

Fazem parte ainda do seu ramo de atuação questões sobre:
- O registro de imóveis;
- Questões de condomínio;
- Distratos imobiliários;
- Questões patrimoniais;

E questões sobre imóveis que pertencem a empresas, sociedade e outras organizações.

E qual o salário de um advogado do ramo imobiliário?
Um advogado especialista em direito imobiliário ganha em média R$4.771,00 reais por mês. Pois, esse é o valor médio para advogados que iniciam a carreira em um escritório pequeno.

Agora vítima conforme o profissional crescer na carreira seus ganhos podem aumentar e chegar até R$ 20 mil reais. Uma remuneração que alguns advogados nível sênior experientes conseguem obter.

Então, estamos falando de uma carreira com amplo campo de atuação e uma boa média de salário. E que conta ainda com grande possibilidade de crescimento profissional. Além de uma ótima margem de aumento de rendimentos financeiros.

Como se tornar um advogado especialista em direito imobiliário?
Em primeiro lugar, o aspirante a essa carreira deve se graduar em Direito. Em seguida, é preciso ainda ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil OAB. Pois, isso é obrigatório para obter o registro na profissão e autorização para atuar.

É necessário ainda fazer uma especialização em direito imobiliário. O que pode ser feito através de uma pós-graduação. Mas, se você gostar mesmo dessa área pode tentar um nível mais avançado, como um mestrado.

De qualquer forma, o candidato deve preparar-se para estudar muito e dedicar-se a profissão. Já que é necessário dominar em números códigos e leis para atuar nessa área.

É necessário ainda compreender como o direito imobiliário se cruza com outros ramos do direito. Do direito de família, até o direito patrimonial, contratual e direito do consumidor.

Concluindo
O direito imobiliário é uma das áreas mais promissoras para quem busca atuar como advogado. Pois, há muitas oportunidades de trabalho, uma vez que os imóveis estão presentes em várias questões legais.

Além disso, o advogado especialista em direito imobiliário nem sempre precisa atuar em tribunais. Pois, pode prestar consultoria e Assessoria para seus clientes.

Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre o direito imobiliário? Deixe o seu comentário!

As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.

Veja também

Mais de 34 mil candidatos se inscrevem para primeira eleição de juízes no México
México

Mais de 34 mil candidatos se inscrevem para primeira eleição de juízes no México

Vape: em 1 ano, usuários têm até 6 vezes mais nicotina no organismo do que fumantes de longo prazo
Cigarros eletrônicos

Vape: em 1 ano, usuários têm até 6 vezes mais nicotina no organismo do que fumantes de longo prazo

Newsletter