Logo Folha de Pernambuco

Brasil

Aeroporto de Brasília e Start-up britânica investem em infraestrutura para "carros voadores"

Segundo a empresa, a parceria ajudará a obter a infraestrutura necessária para que o Brasil seja um dos "mercados pioneiros" para os serviços de táxi aéreo

A Vertical informou que a nova parceria, ao lado de outras como com a locadora de jatos Avolon Holdings e a companhia aérea Gol, ajudará a obter a infraestrutura necessária para que o Brasil seja um dos "mercados pioneiros" para os serviços de táxi aéreoA Vertical informou que a nova parceria, ao lado de outras como com a locadora de jatos Avolon Holdings e a companhia aérea Gol, ajudará a obter a infraestrutura necessária para que o Brasil seja um dos "mercados pioneiros" para os serviços de táxi aéreo - Foto: Divulgação / Vertical Aerospace

A start-up de carros elétricos voadores Vertical Aeroespace, do Reino Unido, fechou parceria com a argentina Corporación America Airports para projetar e explorar no Brasil os chamados de "vertiportos", espécie de aeroporto para aeronaves de pouso vertical e com motor elétrico, os chamados eVTOLs. A Corporación America é dona da Inframerica, que detém a concessão do aeroporto de Brasília.

A Vertical informou que a nova parceria, ao lado de outras como com a locadora de jatos Avolon Holdings e a companhia aérea Gol, ajudará a obter a infraestrutura necessária para que o Brasil seja um dos "mercados pioneiros" para os serviços de táxi aéreo.

A Vertical está apostando no Brasil. A cidade de São Paulo é a que tem o mais intenso tráfego de helicópteros do mundo, devido ao trânsito pesado de veículos.

Táxis voadores movidos a eletricidade estão sendo considerados como alternativas "eco-friendly" para os helicópteros. Muitas fabricantes estão atualmente no processo de conseguir certificação para as aeronaves e finalizar os planejamentos para as infraestruturas associadas.

Em setembro, a Gol concordou em compra ou alugar cerca de 250 unidades da empresa de leasing Avolon. A Vertical também tem acordos preliminares com a American Airlines, Japan Airlines, e Virgin Atlantic para iniciar a prestação de serviços em 2025.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter