Logo Folha de Pernambuco

RIO GRANDE DO SUL

Aeroporto de Porto Alegre tem aviso de voos suspensos até 30 de maio

Concessionária pede que os passageiros entrem em contato com a sua companhia aérea para mais informações sobre os seus voos

Aeroporto Salgado Filho, em Porto AlegreAeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, segue com operações suspensas por tempo indeterminado, segundo a Fraport Brasil, empresa que administra o aeroporto, por causa das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.

O Estado enfrenta seu maior desastre climático, com 83 mortos e 111 desaparecidos. Ao menos 364 municípios foram afetados, de acordo com a Defesa Civil do Estado. Ruas em Porto Alegre permanecem tomadas pelas águas do Rio Guaíba. O aeroporto está fechado desde sexta-feira (3).

Os aeroportos de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo estão operando, mas podem ser impactados pelas condições meteorológicas no Estado, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Pelotas é um dos municípios com alerta de inundações nos próximos dias, diante do aumento de nível da Lagoa dos Patos.

A concessionária informou que, em cumprimento à legislação aeroportuária, nesta segunda-feira (6), foi emitido um Notam (Notice to Airman) com data final em 30 de maio. "Trata-se de um documento, reconhecido internacionalmente, que tem a finalidade de divulgar alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas", disse a concessionária.

No Brasil, a divulgação é feita pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), ligado à Aeronáutica.

Conforme a empresa, o aviso se destina às empresas e instituições relacionadas à aviação e pode ser alterado a qualquer momento. "Esclarecemos que não há previsão de retomada das operações."

A Fraport Brasil pede que os passageiros que entrem em contato com a sua companhia aérea para mais informações sobre os seus voos.

A Abear também informou que o Aeroporto Salgado Filho está fechado por tempo indeterminado, com todas as operações suspensas.

"Para a segurança de todos, o terminal de passageiros está fechado. As associadas Abear cancelaram os voos com origem e/ou destino para Porto Alegre e flexibilizaram as regras de remarcação e reembolso. Os passageiros devem entrar em contato com a companhia aérea para remarcação ou reembolso dos bilhetes com origem e/ou destino para a capital gaúcha", disse a associação.


 

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter