Logo Folha de Pernambuco

Conflito

Afeganistão acusa o Paquistão de facilitar passagem de drones americanos

A acusação veio quase um mês depois que o presidente Joe Biden anunciou que um drone dos EUA matou o chefe da Al-Qaeda, Ayman al Zawahiri

Entrevista coletiva em CabulEntrevista coletiva em Cabul - Foto: Wakil Kohsar/AFP

O ministro da Defesa talibã acusou o Paquistão, neste domingo (29), de permitir que drones dos Estados Unidos usem o espaço aéreo paquistanês para entrar no céu afegão. 

A acusação veio quase um mês depois que o presidente Joe Biden anunciou que um drone dos EUA matou o chefe da Al-Qaeda, Ayman al Zawahiri, em Cabul. 

De acordo com o ministro afegão Mohamed Yaqub, drones americanos ainda são vistos sobrevoando Cabul, após passarem pelo Paquistão. 

"As informações que temos indicam que [drones americanos] entram no Afeganistão vindos do Paquistão e usam o espaço aéreo paquistanês", disse Yaqub em entrevista coletiva em Cabul.

"Pedimos ao Paquistão que não use seu espaço aéreo contra nós", acrescentou. A AFP tentou entrar em contato com os militares paquistaneses, sem sucesso. 

Após a morte de Zawahiri, o governo paquistanês negou permitir que os americanos usassem o espaço aéreo do Paquistão. 

A circulação de drones dos EUA no céu afegão é "uma clara invasão do Afeganistão e seu espaço aéreo pelos americanos", disse Mohmaed Yaqub. 

O Talibã sempre indicou que não tinha informações sobre a presença de Zawahiri em Cabul e que realizava uma investigação. 

A morte do chefe da Al-Qaeda "foi reivindicada pelos americanos e está sendo investigada, não temos mais detalhes sobre isso", reiterou Yaqub no domingo. 

A morte de Zawahiri foi o primeiro ataque conhecido dos EUA no Afeganistão desde que Washington retirou suas tropas do país em 31 de agosto de 2021, alguns dias após o Talibã retornar ao poder.

Veja também

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels
Estados Unidos

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia
míssil

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia

Newsletter