Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

África do Sul mobiliza 10 mil soldados após catastróficas inundações

Inundações no leste do país deixaram 443 mortos e milhares de desabrigados

Foto: Rajesh Jantilal/AFP

O Exército da África do Sul anunciou nesta segunda-feira (18) que enviará 10 mil soldados, após as catastróficas inundações que deixaram 443 mortos e milhares de desabrigados, causando destruição na costa leste do território. 

Durante uma semana, o país foi atingido por fortes chuvas que causaram inundações de rios e deslizamento de terras. A maioria das vítimas se concentra nos arredores de Durban, uma cidade portuária de 3,5 milhões de habitantes na província de KwaZulu-Natal (KZN), voltada para o Oceano Índico. Ainda há 63 pessoas desaparecidas após a catástrofe. 

"O Exército sul-africano recebeu a ordem de ativar 10 mil soldados no âmbito da Operação Chariot", informou, em um comunicado.

Os soldados vão intervir na busca e no socorro das vítimas, nas operações de limpeza e no transporte de equipamento e de ajuda humanitária. 

De acordo com o balanço das autoridades, mais de 4 mil casas foram destruídas, e 13.500, danificadas. Mais de 550 escolas e vários hospitais também foram afetados, e há áreas bloqueadas pelo bloqueio de estradas e pelo desabamento de pontes.

Veja também

Mesas do G20 são doadas para escolas públicas do Rio
doação

Mesas do G20 são doadas para escolas públicas do Rio

Festival das Juventudes do Recife: sétima edição tem programação neste sábado (23), na Rua da Moeda
Cultura

Festival das Juventudes do Recife: sétima edição tem programação neste sábado (23), na Rua da Moeda

Newsletter